Lisboa: Detido por roubo violento
Continua diariamente a ser veiculado, junto da Divisão de Investigação Criminal, que na zona dos Anjos, Intendente e Mouraria, se desenvolve de forma acentuada e degradante o crime de roubo, entre outros particularmente violentos, causando cifras negras, no que a crimes concerne.
A PSP, na prossecução de uma estratégia de combate e prevenção da criminalidade violenta e grave, direcionada para o combate a quem se vem dedicando a crimes contra o património, que gera sentimentos de intranquilidade e insegurança das populações, tem vindo a reforçar os níveis de empenhamento diário, visando neutralizar os agentes perpetradores e reforçar os níveis subjetivos de segurança da população.
Assim, e no decurso de ações proativas, após ter-se tido conhecimento de um roubo, na forma tentada, deslocaram-se ao Largo Conde Pombeiro, em Lisboa, onde se encontrava uma ambulância a prestar auxílio à vítima que tinha graves ferimentos na zona da cabeça e dos braços, informando que, momentos antes, enquanto se deslocava apeado naquela artéria, segurando o seu telemóvel na mão, surgiu o suspeito e, sem que nada o fizesse prever, através da força física, tentou subtrair o seu telemóvel. A vítima agarrou com força no telemóvel e tentou resistir ao agressor, momento no qual o suspeito retirou um objeto metálico, “macaco hidráulico”, do interior de um saco que trazia, e começou a desferir vários golpes nos braços e cabeça da vítima. Após vários minutos a debater-se com o suspeito a vítima caiu no solo, momento no qual este aproveitando-se da situação, desfere-lhe vários impactos com o macaco hidráulico, na zona da cabeça e de seguida enceta fuga, para parte incerta.
O conhecimento intrínseco da área bem como de meliantes que se dedicam à prática desta tipologia de crimes, permitiu aos investigadores num curto período de tempo, a identificação do autor do crime, que ainda se encontrava na posse do objeto utilizado no ilícito. De realçar que a vítima necessitou de ser transportada a uma Unidade Hospitalar, onde foi submetida a uma intervenção cirúrgica, devido à gravidade dos ferimentos a que foi sujeita por parte do suspeito.
O detido foi presente a Autoridade Judiciária Competente para efeitos de 1º Interrogatório e viu-lhe ser aplicada a medida de coação mais gravosa a prisão preventiva.
💥️Ocorrências
A Divisão de Trânsito, no dia 21 de novembro, deteve um homem, de 47 anos de idade, e recuperou uma viatura furtada.
No âmbito de uma operação rodoviária, os polícias com recurso ao Polícia Automático, conseguiram localizar uma viatura que constava para apreender após o seu furto na zona de Torres Vedras. O condutor foi confrontado com a situação descrita, tentando ludibriar os polícias ao agir como se o veículo fosse da propriedade de familiares, facto negado pelo denunciante.
Após diligências, apurou que o condutor utilizou este e outro veículo furtado, em abastecimentos com fuga e em furto de combustível o que justificava a presença, no interior da viatura, de um jerrican com vestígios de ter sido utilizado em armazenamento de combustível, “pé-de-cabra” e uma caixa com 25 cartuchos de caça calibre 12mm.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 2 de dezembro, pelas 17h30, deteve um homem de 29 anos por suspeita da prática dos crimes de resistência, ameaças injúrias a Agente de Autoridade.
Os polícias, de serviço junto a estabelecimento comercial da Estação Ferroviária do Cais do Sodré, foram abordados por uma passageira que afirmou estar um indivíduo a partir garrafas e atirar trotinetes ao chão, no parque de estacionamento. Após contacto com o suspeito, este, após ignorar a presença dos agentes de autoridade, tomando uma atitude hostil, provocatória e desrespeitosa para com os Polícias, tentando afastar-se do local.
Deste modo, os polícias, numa outra tentativa de abordagem, explicaram ao suspeito que teria de mudar o seu comportamento, tendo este novamente uma atitude bastante agressiva, não cooperante, injuriando, por diversas vezes, os polícias, tendo sido advertido, por várias vezes, para cessar tal conduta, não acatando a ordem, pelo que lhe foi dada voz de detenção.
O detido foi notificado para comparecer no dia 4 de dezembro de 2023, pelas 10H00, no Tribunal Judicial de Pequena Criminalidade da Comarca de Lisboa.
No dia 30 de novembro, pelas 10h20, deteve uma mulher, de 26, e um homem, de 57 anos, pela prática da atividade de venda ambulante em estação ferroviária do Rossio. Os polícias avistaram os suspeitos a efetuarem a venda ambulante de diversos artigos no átrio da referida estação, sem que tivessem realizado a respetiva comunicação à entidade competente. Assim foram realizados dois autos de contraordenação e apreendidos guarda-chuvas e 95,50 euros em numerário.
A PSP espera que com estas ações, consiga reforçar os índices de segurança dos cidadãos em geral e nos utentes dos transportes públicos da Grande Lisboa em particular.
Foto: DR.
O que você está lendo é [Lisboa: Detido por roubo violento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments