PSP assinala o 156º Aniversário do Comando Metropolitano do Porto
As suas origens remontam ao século XIV, quando D. Fernando, para vigiar o sossego público, criou um corpo de agentes policiais denominado “Corpo de Quadrilheiros”. Em 1808, é criada a Guarda Real da Polícia do Porto, tendo surgido, nesta altura, o primeiro documento estruturado sobre o policiamento da cidade.
Mais tarde, em 1865, é criada a Agência Policial do Porto, com a finalidade de garantir a segurança e a ordem na cidade. No dia 6 de agosto de 1867, D. Luís I institui a Polícia Cívica na Cidade do Porto, diretamente subordinada ao Governador Civil do Distrito. É nesta cidade que, em 1922, surge a primeira e inovadora Brigada de Sinaleiros do país.
Com uma área de responsabilidade territorial de 264.07 Km2, o COMETPOR assegura a proteção dos seus 908.158 cidadãos.
Sendo o COMETPOR um dos maiores Comandos desta polícia, é também responsável por alguns dos principais Estádios de Futebol, dos quais se destacam o Estádio do Dragão (Futebol Clube do Porto), Estádio do Bessa (Boavista FC), o Estádio dos Arcos (Rio Ave FC), o Estádio do Varzim (Varzim SC) e o Estádio do Mar (Leixões SC), pertencendo os três primeiros à Primeira Liga de Futebol.
Relativamente à operacionalidade, no ano de 2022, o Comando Metropolitano do Porto procedeu à detenção de um total de 3924 suspeitos, dos quais se destacam, entre outros ilícitos:
· Crimes rodoviários:
& 1014 detidos por falta de habilitação legal para conduzir;
& 715 detidos por condução de viaturas sob o efeito do álcool;
& 1087 detenções relacionadas com estupefaciente;
& 63 detenções por detenção ou tráfico de armas proibidas.
No âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) foram efetuadas, no ano transato, 1699 ações de sensibilização para com a população idosa e crianças (Escola Segura) e, só no primeiro semestre de 2023, foram efetuadas 1131 ações. Destaque-se ainda que, no mesmo período temporal, a PSP realizou 1285 atendimentos a vítimas de violência doméstica.
A Divisa do Brasão de Armas do Comando Metropolitano do Porto, “TUDO POR TODOS” significa a entrega dos Polícias nas suas ações para que, independentemente de ideologias e credos, a todos atenda e por todos valha
Imagem: PSP.
O que você está lendo é [PSP assinala o 156º Aniversário do Comando Metropolitano do Porto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments