Mais de 300 alunos do secundário fazem da Universidade do Minho a sua casa

Vêm do Brasil, Itália e Luxemburgo, mas também desde Caminha aos Açores. Na próxima semana, 323 jovens do ensino secundário vão “viver” na Universidade do Minho (UMinho) e nas cidades de Braga e Guimarães, divididos por 25 atividades científicas e lúdicas.

Trata-se da 15ª edição do programa “Verão no ✅Campus”, que auxilia os alunos inscritos do 9º ao 12º ano na escolha de um curso superior, aprofundando os conhecimentos da sua área de vocação. Nos laboratórios dos ✅campi e nas ruas das duas cidades vai haver o apoio de 40 monitores, que são alunos da UMinho, e de mais de 50 investigadores e professores.

As atividades propostas incluem, por exemplo, manipular genomas em plantas, realizar um julgamento, aplicar robótica na navegação autónoma, falar diversas línguas, simular um parto e experimentar biomateriais, entre tantas. Os futuros universitários vão ainda partilhar momentos, dúvidas e sonhos com os colegas da sua idade que participam nesta iniciativa, a qual surgiu em 2009 e já conheceu 5000 jovens dos vários continentes.

O programa começa na segunda-feira de manhã, com sessões de apresentação em cada uma das 12 escolas/institutos que acolhem as atividades. Depois, seguem-se as emoções dos laboratórios, os diálogos com docentes, o sentir da vida académica. No último dia, sexta-feira, a despedida é sempre especial. Às 16h00, no auditório A1 do ✅campus de Gualtar (Braga), prevê-se uma conversa dos participantes com o reitor, Rui Vieira de Castro, a entrega de diplomas e prémios, alguns jogos interativos e atividades informais.

Foto: UM.

O que você está lendo é [Mais de 300 alunos do secundário fazem da Universidade do Minho a sua casa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...