Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Francisca Veselko vencem Allianz Ribeira Grande Pro
Na final masculina, o vencedor da etapa anterior, Joaquim Chaves, defrontou o atual campeão nacional e vencedor da etapa inaugural deste ano, Guilherme Ribeiro. Ambos apresentaram bom nível de ✅surf, mas Joaquim Chaves evidenciou-se com ✅surf de ✅rail crítico em combinação com ✅surf progressivo de ✅frontside que foram a fórmula vencedora. Na sua terceira final consecutiva, e segunda vitória seguida na Liga MEO ✅Surf, o surfista de 19 anos fez o ✅score de 13.05 pontos em 20 possíveis pontuando nas duas melhores ondas 7.00 e 6.05 pontos. Guilherme esteve na luta pela vitória até ao fim, mas não conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos finalizando com 12.85 pontos (6.50 + 6.35 pontos).
“Tenho começado os ✅heats com prioridade, foi essencial para começar bem a final e escolher as ondas que queria”, explicou o vencedor. “Consegui escolher duas ondas fortes e fiz dois aéreos que de ✅frontside já é uma manobra que tenho bem ‘no pé’. É a primeira vez que estou nesta posição na classificação, por isso há alguma pressão. Tenho ido para os ✅heats tranquilo, a pensar no ✅surf que tenho de fazer, e nas ondas que tenho que escolher. Não estou a dar foco nos resultados, por isso vou para a última etapa com essa mesma mentalidade”, finalizou.
Nas meias-finais, Joaquim Chaves venceu Guilherme Fonseca, enquanto Guilherme Ribeiro levou a melhor sobre Eduardo Fernandes, campeão desta prova em 2008. Os atletas derrotados nesta fase da prova terminaram em 3º lugar ✅ex-aequo.
Nos quartos de final masculinos assistiu-se a baterias renhidas e emocionantes. Guilherme Fonseca venceu Francisco Almeida, Joaquim Chaves levou a melhor sobre Afonso Antunes, Eduardo Fernandes ganhou a Luís Perloiro enquanto Guilherme Ribeiro superiorizou-se a Francisco Ordonhas. Todos os atletas eliminados nesta fase saíram dos Açores com um 5º lugar ✅ex-aequo.
De salientar que foi neste momento da prova que Eduardo Fernandes destruiu uma esquerda com a combinação de quatro manobras fortíssimas que lhe valeram a melhor onda do evento: 9.00 pontos.
Na final feminina, Francisca Veselko foi mais ativa, começando a construir o ✅score com ondas na casa dos 4 pontos. No início da segunda metade da bateria, surfou uma esquerda aplicando boas manobras de ✅backside que lhe valeram a melhor onda da bateria, 7.00 pontos. Já nos últimos minutos a campeã nacional de 2023 surfou a sua segunda melhor onda com 6.50 fechando praticamente a porta à sua adversária com o ✅score final de 13.50 pontos. Mafalda foi mais seletiva na escolha de ondas e esteve a correr atrás do prejuízo não conseguindo a desejada reviravolta no desfecho da final terminando com o ✅score de 8.80 pontos.
“O mar mudou durante o ✅heat, foi preciso fazer uma adaptação”, afirmou a campeã. “Passei a ser mais seletiva, procurar ondas com maior potencial e fiz uma onda de sete pontos. Depois, foi questão de gerir as prioridades. Queria vir aos Açores ganhar e levar a ✅Triple Crown. Foram três dias desafiantes, contra surfistas muito boas. Estava confiante com o meu ✅surf, por isso estava confiante também neste resultado”, concluiu.
Nas meias-finais houve um duelo entre duas surfistas locais da Costa de Caparica na primeira bateria. Mafalda Lopes aplicou um forte ✅surf de ✅rail alcançando o ✅score de 9.60 pontos e venceu Beatriz Carvalho que terminou com 8.30 pontos. Na segunda bateria, assistiu-se a uma disputa entre duas ex-campeãs nacionais com Francisca Veselko a elevar o nível para o patamar da excelência vencendo Carolina Mendes com a melhor nota (8.00 pontos) e melhor ✅score do evento (15.50 pontos), sendo que a campeã da etapa anterior ficou-se pelos 10.55 pontos.
Com os resultados de hoje, Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko vão estar de licra amarela ✅Go Chill na última etapa da Liga MEO ✅Surf numa reta final de ano muito emocionante onde serão decididos os títulos máximos do ✅surf nacional masculino e feminino em Peniche.
Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko venceram o prémio especial ✅Allianz Triple Crown que premeia os surfistas que tiveram os melhores resultados no conjunto das etapas realizadas na Figueira da Foz, Ericeira e Açores.
💥️Resultados finais do ✅Allianz Ribeira Grande Pro:
Final masculina: Joaquim Chaves 13,05 vs. Guilherme Ribeiro 12,85 pontos
Final feminina: Francisca Veselko 13,50 vs. Mafalda Lopes 8,80 pontos
Joaquim Chaves Saúde ✅Best Wave: Eduardo Fernandes, 9,00 pontos
Bom Petisco ✅Girls Score: Francisca Veselko, 15,50 pontos
✅Go Chill Expression Session: Pedro Coelho e Gabriela Dinis
✅Waversby Round (melhor performance desportiva no ✅round 3): Francisca Veselko, 12,75 pontos
✅Waikiki Junior Award: Francisco Ordonhas
Ribeira Grande ✅Best Surfer: Francisco Benjamim
✅Allianz Triple Crown: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
A 5ª e última etapa da Liga MEO ✅Surf, o Bom Petisco Peniche Pro, realiza-se de 27 a 29 de outubro, na praia de Supertubos, em Peniche.
A nível televisivo, o ✅Allianz Ribeira Grande Pro pôde ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: ✅Facebook do MEO, ✅app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO ✅Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de ✅Surf e da Associação Açores ✅Surf e ✅Bodyboard.
Foto: Jorge Matreno.
O que você está lendo é [Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Francisca Veselko vencem Allianz Ribeira Grande Pro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments