Luta pelos títulos máximos do surf português continua no Allianz Ribeira Grande Pro
Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, sublinha que a “Ribeira Grande é a capital do ✅Surf. O Município da Ribeira Grande dá as boas-vindas a todos aqueles que praticam a modalidade, seja por lazer seja por desporto ao mais alto nível, mostrando, através das infraestruturas e meios disponibilizados nas zonas balneares e ✅surf spots, que o ✅surf, mas também a ligação ao mar, e a intransigente defesa do seu uso de forma sustentável, em plena harmonia, são o maior cartaz que o concelho oferece, permitindo que muitos mais usufruam do mesmo, hoje e no futuro.”
Quem vai chegar altamente moralizado à praia do Areal de Santa Bárbara é Joaquim Chaves. O jovem surfista de 19 anos venceu a última etapa da Liga MEO ✅Surf e foi finalista na etapa anterior. A expetativa de manter a consistência e regressar a um local que adora alimentam fortemente a sua motivação.
Joaquim Chaves, atual ✅top 5 do ✅ranking masculino da Liga MEO ✅Surf, salienta que “os Açores são um sítio lindo! Tenho ótimas lembranças daquelas praias onde já fiz bons resultados nas competições juniores. Gosto muito daquelas ondas porque têm imensa força. Agora vou ter de parar novamente uma semana por causa da lesão no joelho e fazer fisioterapia. Só vou treinar alguns dias antes da prova começar. Não vou estar focado no resultado, mas no momento presente, onda a onda, ✅heat a ✅heat. Esse vai ser o meu ✅mindset em vez de estar a fazer contas de cabeça sobre o título nacional que sei que pode ser uma possibilidade este ano.”
Já do lado feminino, a campeã nacional de 2016 e 2017, Carolina Mendes, venceu a etapa anterior, ascendendo ao 3º lugar do ✅ranking da Liga MEO ✅Surf, intrometendo-se na luta pelo título nacional que estava até então a ser dominada por Francisca Veselko e Gabriela Dinis.
Carolina Mendes, atual ✅top 3 do ✅ranking feminino da Liga MEO ✅Surf, realça que “ganhar na Ericeira era um dos meus objetivos. É uma onda que gosto e onde já venci várias vezes. Para os Açores o objetivo é o mesmo: ganhar! Quero fazer bons ✅heats e mostrar bom nível de ✅surf. As ondas da Ribeira Grande, por vezes, são difíceis e imprevisíveis e podem mudar a qualquer momento. Já lá competi diversas vezes em provas internacionais e quero muito brilhar ali. Com a minha vitória na Ericeira, a disputa pelo título nacional ficou mais renhida e isso traz mais espetáculo e emoção. Se conquistar o terceiro título nacional no final do ano, será muito bem-vindo. E também poder ganhar novamente a ✅Allianz Triple Crown traz uma motivação extra.”
Para além do destaque para Joaquim e Carolina, importar ter em conta que Vasco Ribeiro, campeão nacional cinco vezes nos anos de 2011, 2012, 2014, 2017 e 2023, e Francisca Veselko, campeã nacional em 2023, vão envergar o estatuto de licra amarela da ✅Go Chill, na qualidade de líderes do ✅ranking nacional da 1ª divisão do ✅surf português. No caso de Francisca, esta segue, a par e passo, com Gabriela Dinis, dada a igualdade pontual que vem prevalecendo desde a 2ª etapa da Liga MEO ✅Surf 2023.
💥️Historial de vencedores do Allianz Ribeira Grande Pro:
2022 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2009 – Frederico Morais e Francisca Santos
2008 – Eduardo Fernandes e Carina Duarte
💥️Allianz Ribeira Grande Pro 2022 em números:
– Campeões da etapa: Frederico Morais e Teresa Bonvalot;
– 1214 ondas surfadas por 79 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,75 de Teresa Bonvalot;
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 18,75 pontos de Teresa Bonvalot
O Allianz Ribeira Grande Pro é, igualmente, a terceira e última etapa da ✅Allianz Triple Crown com a coroação dos vencedores a acontecer nos Açores. Neste momento, o aliciante sub-troféu da Liga MEO ✅Surf é liderado por Afonso Antunes no masculino e por Gabriela Dinis e Carolina Mendes no feminino.
José Francisco, membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e ✅Marketing, refere que “este ano voltamos a ter a final da ✅Allianz Triple Crown na praia da Ribeira Grande, nos Açores. Em 2022, esta etapa da Liga MEO Pro foi um enorme sucesso, não só pelo ✅surf a que se assistiu, como por toda a envolvência de estarmos num dos lugares mais idílicos do território nacional. No próximo fim de semana, voltamos a São Miguel, mais precisamente, à praia de Santa Bárbara & aquela que volta a ser a capital do ✅surf nacional durante os três dias de competição. Estamos muito entusiasmados por voltar e sobretudo para conhecer os próximos campeões da ✅Allianz Triple Crown.”
💥️Historial de vencedores do ✅Allianz Triple Crown (últimos 5 anos):
2022 – Guilherme Fonseca e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018 – Gony Zubizarreta e Camilla Kemp
✅Fantasy Surfer – Façam as vossas escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do ✅Call do primeiro dia de prova
A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: ✅Facebook do MEO, ✅app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Federação Portuguesa de ✅Surf e da Associação Açores ✅Surf e ✅Bodyboard.
Imagem: ANS/Matreno.
O que você está lendo é [Luta pelos títulos máximos do surf português continua no Allianz Ribeira Grande Pro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments