Coimbra: PSP sensibiliza para a prevenção da violência contra os profissionais de saúde

Qual a diferença entre crime, violência e conflito? Como prevenir episódios de violência? Como reagir perante um utente agressivo? Que ferramentas existem no setor da saúde para lidar com a problemática da violência?

Estas e outras questões foram abordadas ontem, 6 de junho, pela PSP de Coimbra, através de polícias do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), numa ação de informação e sensibilização sobre prevenção da violência no setor da saúde, efetuada na Maternidade Daniel de Matos, em Coimbra.

Durante a iniciativa, que juntou médicos, enfermeiros e dirigentes, entre outros profissionais de saúde, a Comandante da 1ª Esquadra da Divisão Policial da PSP de Coimbra, Subcomissário Ana Margarida Pereira, indicou que, em 2022, a violência psicológica “foi o principal tipo de crime cometido, na sua maioria por utentes e seus familiares/acompanhantes, contra profissionais de saúde”, acrescentando que os enfermeiros “são os principais alvos de violência”.

A oficial explicou a diferença entre criminalidade e violência, como abordar um cidadão violento, o enquadramento jurídico, a legislação em vigor e implementação de normas e procedimentos de segurança nas instituições de saúde, bem como apontou canais para denunciar, registar e monitorizar episódios de violência contra profissionais de saúde.

Esta iniciativa insere-se nos objetivos do Gabinete de Segurança para a Prevenção e Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde, criado em 2023, de modo a “dar resposta à consecução de um clima de segurança e confiança aos profissionais de saúde que, diariamente, se dedicam a assegurar a prestação de cuidados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde”.

Foto: PSP.

O que você está lendo é [Coimbra: PSP sensibiliza para a prevenção da violência contra os profissionais de saúde].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...