Albergaria apoia 50 famílias no acesso a uma habitação digna
A Estratégia Local de Habitação do Município de Albergaria-a-Velha visa “dar um contributo relevante para melhorar as condições de acesso da população à habitação, ao proporcionar, não só, um diagnóstico e reflexão profunda sobre a atual situação, mas também, e sobretudo, o estabelecimento de objetivos e medidas para o setor habitacional do Concelho”, refere o Município, no sentido de:
& Garantir uma Habitação Condigna a todas as Famílias;
& Privilegiar as Operações de Reabilitação do Parque Habitacional Existente;
& Qualificar o Tecido Habitacional e Promover o Bem-Estar Social;
& Desenvolver um Modelo de Gestão Habitacional Inteligente e Próximo dos Munícipes.
Quanto aos programas de apoio na área da habitação, o Município tem em vigor (desde 2014) o programa de Apoio ao Arrendamento Urbano para Fins Habitacionais. Foram submetidas 32 candidaturas em setembro de 2022, mais 14 do que em igual período de 2023, com os apoios a ultrapassar os 37 mil euros, quase o dobro do investimento no ano anterior.
Outro programa municipal disponível para as famílias mais vulneráveis é também o Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas, que consiste no apoio em materiais de construção para a reabilitação de habitações, bem como o apoio na elaboração de projetos de arquitetura e de especialidades e a isenção de taxas em licenciamentos. Atualmente, existem 8 processos ativos relativos a este programa.
Já no âmbito do 1º Direito & Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, promovido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, foram submetidas, na semana passada, as primeiras candidaturas de Beneficiários Diretos, num processo que vai permitir a melhoria das condições habitacionais de 18 agregados familiares, que não estão abrangidos pela Habitação Social Local. Estes beneficiários diretos terão a oportunidade de realizar obras de requalificação das suas habitações, com uma comparticipação financeira totalmente abrangida pelo Programa.
O Município de Albergaria-a-Velha irá apresentar também candidatura ao 1º Direito & Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para a reabilitação do seu parque habitacional. Serão reabilitadas 32 habitações no Bairro das Lameirinhas, 10 habitações no Bairro Napoleão – Alto de Assilhó e 12 habitações no Bairro Napoleão, junto à Misericórdia. No total, serão beneficiados 54 agregados familiares.
Foto: CMAV.
O que você está lendo é [Albergaria apoia 50 famílias no acesso a uma habitação digna].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments