“Os Verdes” constroem ninhos e hotéis de insetos para fomentar a Biodiversidade
O arvoredo detém um papel bastante importante no equilíbrio e no restauro ecológico, fomentando a biodiversidade. Os habitats fornecidos pelas árvores são atrativos para a vida selvagem, oferecendo abrigo, alimento e local de passagem para diversas aves, animais vertebrados, répteis, morcegos e insetos, de entre os quais se destacam os responsáveis pela essencial polinização e pelo controle de pragas.
Na legislatura anterior, o PEV apresentou duas iniciativas parlamentares sobre esta temática, uma para a criação de instrumentos de gestão do arvoredo em meio urbano e outra, que viria a ser aprovada, recomendando ao Governo criar uma estratégia nacional em conjunto com as autarquias para o fomento do arvoredo urbano tomando como objetivo a preservação e alargamento de corredores e espaços verdes, bem como incorporar na estratégia um Manual de Boas Práticas na Gestão do Arvoredo em Meio Urbano.
Esta iniciativa, designada de “Arvoredo na Cidade, Potencia a Biodiversidade” promovida pelo PEV, a que se juntaram inúmeros utilizadores do Parque Verde do Mondego, contou com a presença do vereador na Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Queirós, com o pelouro do arvoredo e dos espaços verdes.
A ação integra a campanha “Roteiro Ecologista”, que consiste num programa de ação política, que terá lugar durante o ano 2023, orientado para o contacto próximo com as populações através de um conjunto de visitas e encontros que terá por farol a abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais, reforçando um percurso de soluções e propostas consequentes.
Foto: PEV.
O que você está lendo é [“Os Verdes” constroem ninhos e hotéis de insetos para fomentar a Biodiversidade].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments