Às vésperas da Páscoa, até opções mais baratas de chocolate acumulam alta acima da inflação
O preço do chocolate disparou nos últimos meses e está fazendo muitos consumidores buscarem alternativas para a Páscoa.
A chocolatier Renata Soares faz quitutes saborosos à base de chocolate há 12 anos. O reflexo é uma clientela fiel. Mas este ano, para produzir as delícias, ela está gastando mais, bem mais.
Tudo o que a Renata falou tem a ver com uma palavra que a gente ouve sempre: inflação. No acumulado dos últimos 12 meses, os preços do chocolate em barra, matéria-prima para quem faz ovos de Páscoa em casa, por exemplo, e do bombom subiram mais de 11% - praticamente o dobro da inflação medida pelo IPCA no período e, no caso do chocolate, pesam também os custos dos ingredientes.
Segundo o economista da Fundação Getúlio Vargas Matheus Peçanha, o principal culpado é o leite, que sofreu altas expressivas no ano passado e ainda não voltou aos patamares mais baixos.
Esse mercado conseguiu que as vendas de chocolates neste período pré-Páscoa ficassem além das expectativas. O motivo: teve muita negociação com os fornecedores para segurar os preços.
Para atrair esses consumidores, as indústrias do setor este ano também estão apostando em tamanhos, sabores e formatos mais variados. E os economistas lembram que sempre dá pra economizar.
A enfermeira Erica Arraes vai seguir a dica:
"Ovo de Páscoa também, já vamos comprar alguns prontos. Criança não pode ficar sem ovo de Páscoa. Coelhinho vai ter que aparecer esse ano".
O que você está lendo é [Às vésperas da Páscoa, até opções mais baratas de chocolate acumulam alta acima da inflação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments