Bolsonaro participa de navio da romaria fluvial do Círio de Nazaré no Pará

O presidente Jair Bolsonaro durante romaria fluvial do Círio de Nazaré, no Pará — Foto: Fabiano Villela/ Rede Liberal 1 de 4 O presidente Jair Bolsonaro durante romaria fluvial do Círio de Nazaré, no Pará — Foto: Fabiano Villela/ Rede Liberal

O presidente Jair Bolsonaro durante romaria fluvial do Círio de Nazaré, no Pará — Foto: Fabiano Villela/ Rede Liberal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou na manhã deste sábado (8) de uma romaria fluvial em celebração ao Círio de Nazaré, em um rio na cidade de Belém, no Pará.

Bolsonaro chegou às 6h20 ao navio da Marinha em que fez um percurso de cerca de três horas pelas águas da Baía do Guajará. O presidente estava acompanhado das deputadas Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP).

A romaria fluvial é uma das 13 procissões que integram a festividade do Círio de Nazaré, que em 2022 volta a ocorrer no formato tradicional após dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

A expectativa é de que o Círio de Nazaré reúna aproximadamente 2,5 milhões de pessoas neste fim de semana na região metropolitana de Belém. A celebração em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré é considerada a maior festa católica do mundo e é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

O anúncio da presença de Bolsonaro – candidato do PL à reeleição – no evento religioso foi contestado por autoridades paraenses. O governador reeleito do estado, Helder Barbalho (MDB), disse que o Círio de Nazaré é "intocável" e "algo de que nenhum político tem o direito de se apropriar".

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), criticou a participação de Bolsonaro e declarou que "fé de todos os paraenses não pode ser sequestrada por uma candidatura à presidência".

Tanto Edmilson quanto Helder Barbalho são apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato que disputa o segundo turno da eleição presidencial contra Jair Bolsonaro.

A Arquidiocese de Belém, responsável pela organização do evento, divulgou nota em que diz não ter convidado "qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal" para o Círio. "Não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio", afirmou a Arquidiocese.

A assessoria de Bolsonaro afirmou à Rede Liberal que o presidente participa da celebração como um "chefe de Estado" e que o comparecimento dele não é um compromisso como candidato à reeleição.

Postagem feita no perfil de Bolsonaro no Instagram continha erro de grafia na palavra 'Círio' — Foto: Reprodução 2 de 4 Postagem feita no perfil de Bolsonaro no Instagram continha erro de grafia na palavra 'Círio' — Foto: Reprodução

Postagem feita no perfil de Bolsonaro no Instagram continha erro de grafia na palavra 'Círio' — Foto: Reprodução

Postagem feita no perfil de Bolsonaro no Instagram neste sábado continha erro de grafia na legenda que acompanhava uma foto do presidente durante a romaria fluvial.

A mensagem dizia "Sírio de Nazaré (08/10/2022)" com a letra "S" – o que remete ao que pertence à Síria, país do Oriente Médio. A grafia correta do evento religioso, no entanto, é "Círio", com "C".

A publicação ficou poucos minutos no ar, conforme verificado pela Rede Liberal. Depois, a postagem foi apagada e uma nova foi colocada no lugar, desta vez sem erro de grafia.

Erro de grafia no Instagram de Bolsonaro circulou nas redes sociais e repercutiu entre adversários — Foto: Reprodução/Twitter 3 de 4 Erro de grafia no Instagram de Bolsonaro circulou nas redes sociais e repercutiu entre adversários — Foto: Reprodução/Twitter

Erro de grafia no Instagram de Bolsonaro circulou nas redes sociais e repercutiu entre adversários — Foto: Reprodução/Twitter

Apesar de ter ficado disponível por pouco tempo no perfil do candidato do PL, a imagem circulou nas redes sociais e repercutiu entre adversários de Bolsonaro.

Flávio Dino (PSB), senador eleito do Maranhão, escreveu: "Sírio é quem nasce na Síria. Círio de Nazaré. É que digo: é um falso religioso, que nada conhece da fé cristã e nunca leu a Bíblia".

Postagem inicial foi substituída por outra sem erro de grafia — Foto: Reprodução 4 de 4 Postagem inicial foi substituída por outra sem erro de grafia — Foto: Reprodução

Postagem inicial foi substituída por outra sem erro de grafia — Foto: Reprodução

Na votação do último domingo (2), o ex-presidente Lula venceu no Pará. O petista recebeu 2.443.730 votos (52,22%), enquanto Bolsonaro ficou com 1.884.673 votos (40,27%) no primeiro turno.

A cidade de Novo Progresso (PA), no entanto, foi a quarta que percentualmente mais apoiou o presidente Jair Bolsonaro na primeira rodada da disputa presidencial. Lá, o candidato do PL recebeu 79,60% dos votos.

O que você está lendo é [Bolsonaro participa de navio da romaria fluvial do Círio de Nazaré no Pará].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...