Cenipa inicia investigação sobre acidente que causou estouro de pneu de avião no Aeroporto de Congonhas
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo(SP), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para fazer a investigação do acidente envolvendo o avião matrícula PP-MIX, neste domingo (09), no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul da capital paulista.
O pneu do trem de pouso traseiro da aeronave de pequeno porte estourou durante o pouso. O avião ficou rente ao barranco no final da pista, que foi interditada às 13h30.
"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realizam a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação", diz nota do órgão.
O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. De acordo com o órgão, a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, "dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes".
Segundo a Infraero, ninguém ficou ferido. A aeronave transportava dois tripulantes e três passageiros e estava com a documentação regular.
Todas as equipes técnicas foram acionadas e as providências necessárias tomadas de imediato para a retirada da aeronave o mais rápido possível, de acordo com a Infraero. A pista auxiliar do aeroporto está liberada para aviação executiva.
Com a pista fechada, diversos voos estão atrasados ou foram cancelados. O saguão do Aeroporto de Congonhas lotado. Informações iniciais indicam que a aeronave não foi removida porque não havia equipamento próprio.
De acordo com a Infraero, não há previsão de liberação da pista. Informações iniciais indicam que não havia equipamento para remoção da aeronave. ase 13h32 às 16h50, 15 voos foram alternados para outros aeroportos e 16, cancelados.
Áudio que circula em grupos de pilotos indica que o pneu estourou no momento do pouso porque houve uma tesoura de vento (mudança brusca de direção e velocidade do vento em uma curta distância, resultando em efeitos cortantes ou descendentes) e falha no freio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/U/3/94ltc6QjADAGd8IDIAxA/aviao-aeroporto.jpeg)
Avião na cabeceira da pista de Congonhas — Foto: Reprodução
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/a/c/aBwizDTqmZnDPsch9lBw/gnews-gnews-congonhas-acidente-aviao-20221009-1551-frame-33960.jpeg)
Saguão do aeroporto de Congonhas neste domingo (9). — Foto: Reprodução/ GloboNews
Em nota, a Latam Airlines Brasil, informou "que em função de um incidente com uma aeronave de pequeno porte, que se encontra na pista no aguardo do reboque no aeroporto de São Paulo/Congonhas neste domingo (9/10), teve suas operações de pousos e decolagens impactadas. A empresa lamenta os possíveis transtornos que a situação possa ter ocasionado, esclarece que aguarda as operações serem normalizadas no aeroporto e reforça que não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos passageiros. A empresa sugere que os passageiros busquem o status do voo em latam.com". 💥️
A Azul informou que oito voos que tinham a capital paulista como origem ou destino foram cancelados. "O aeroporto permanece fechado e mais ajustes na malha poderão acontecer. A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação".💥️
3 de 5
Pneu que teria se soltado da aeronave. — Foto: Reprodução.
Pneu que teria se soltado da aeronave. — Foto: Reprodução.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/o/d/F03vm5TouFMAD9Q2aJAA/whatsapp-image-2022-10-09-at-15.17.18.jpeg)
Segundo a Infraero, ninguém ficou ferido. A aeronave transportava dois tripulantes e três passageiros. — Foto: Reprodução
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/B/B/mqUDvFR7uAB2k86je8Nw/microsoftteams-image-3-.png)
Aeronave para no limite da pista de pouso em Congonhas, na Zona Sul de SP. — Foto: Reprodução/ redes sociais.
O que você está lendo é [Cenipa inicia investigação sobre acidente que causou estouro de pneu de avião no Aeroporto de Congonhas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments