Pacientes que buscam atendimento pediátrico em hospitais do Rio sofrem com falta de médicos
Os pacientes que buscam atendimento no setor de Pediatria em hospitais do Rio de Janeiro sofrem com a falta de médicos especializados. No Hospital Municipal Pedro II, por exemplo, os leitos de terapia intensiva para crianças estão fechados.
Dos dez leitos de terapia intensiva para crianças, apenas um está funcionando.
“O Hospital Pedro II é uma unidade de alta complexidade, com uma emergência aberta, que recebe crianças com gravidade sempre, sendo inconcebível manter essas crianças que, muitas vezes, estão em ventilação mecânica, num leito de emergência. Há leitos equipados e disponíveis no CTI, porém bloqueados por falta de intensivistas”, afirmou um funcionário, que não quis ser identificado.
Além disso, os familiares de pessoas que estão interditadas contam que conseguir informação sobre o estado de saúde dos pacientes que estão na sala vermelha é difícil.
“As pessoas estão dois, três dias, aguardando resposta do médico para falar sobre a situação do paciente. As pessoas estão aqui reclamando”, afirmou uma parente de paciente.
A limpeza também é alvo de reclamações.
“A minha irmã está lá, na sala vermelha. E a roupa de cama, cheia de mosca, suja, os pacientes estão com lençol sujo”, disse outra familiar de uma paciente.
1 de 1 Hospital Pedro II, em Santa Cruz — Foto: Reprodução/ TV GloboHospital Pedro II, em Santa Cruz — Foto: Reprodução/ TV Globo
A falta de pediatras acontece também em outras unidades de saúde.
No Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, na Zona Norte da cidade, são 33 leitos de pediatria fechados.
A ala pediátrica do Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, também na Zona Norte, tem 16 leitos fechados por falta de médicos.
Todos os leitos pediátricos estão fechados no Hospital Municipal Francisco da Silva Teles, em Irajá.
“O Rio de Janeiro vem sofrendo muito nos últimos anos no atendimento às crianças nesta cidade, tanto no atendimento a enfermarias nos hospitais públicos, quanto nos CTIs infantis e nos CTIs neonatais. É uma crise que está fechando leitos, leitos importantes como do [Hospital] Pedro II, leitos do CTI infantil fechados por falta de profissionais”, disse o vereador Paulo Pinheiro.
A Secretaria Municipal de Saúde disse que contratou 237 pediatras para a rede. E que, neste momento, tem processos seletivos abertos para contratação de novos profissionais. Segundo a secretaria, a falta destes profissionais no mercado de trabalho no país é uma realidade, tanto na rede pública quanto na privada.
Sobre a emergência do Hospital Municipal Pedro II, a secretaria disse que a equipe está completa, atendendo a demanda da população.
O que você está lendo é [Pacientes que buscam atendimento pediátrico em hospitais do Rio sofrem com falta de médicos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments