Articulação dos Povos Indígenas do Brasil divulga carta e pede voto em Lula no 2° turno

Indígenas protestam em Brasília, em imagem de arquivo — Foto: Carolina Cruz/G1 1 de 2 Indígenas protestam em Brasília, em imagem de arquivo — Foto: Carolina Cruz/G1

Indígenas protestam em Brasília, em imagem de arquivo — Foto: Carolina Cruz/G1

A 💥️Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) divulgou, nesta quinta-feira (13), uma carta onde pede aos brasileiros e aos povos originários que votem no candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência do Brasil. A organização se diz contrária à gestão do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, e critica ações do atual governo (💥️veja detalhes abaixo).

💥️LEIA TAMBÉM:

De acordo com o documento, a gestão de Bolsonaro promoveu "discursos de ódio, racismo, misoginia e LGBTQIA+fobia". Além disso, segundo a organização, o presidente demonstrou "ódio explícito aos povos originários e quilombolas, negacionismo e deboche para com as pessoas morrendo durante a pandemia de Covid-19".

Outros problemas citados na carta são o desemprego e a fome, "que atinge 33 milhões de pessoas".

A Apib afirma que "na recente história democrática do Brasil, nunca os direitos dos povos indígenas foram tão execrados como neste mandato de Jair Bolsonaro". O texto denuncia que direitos fundamentais dos indígenas foram "submetidos a um regime de regressão e supressão".

Indígenas seguram bandeira do Brasil — Foto: MARIANA ALVES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO 2 de 2 Indígenas seguram bandeira do Brasil — Foto: MARIANA ALVES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Indígenas seguram bandeira do Brasil — Foto: MARIANA ALVES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A carta da Apib foi divulgada durante uma coletiva à imprensa em Brasília. Os indígenas adotaram o lema "aledar o Congresso" e afirmam que essa será "a linha de frente no enfrentamento da agenda de retrocessos na Câmara dos Deputados".

Como exemplo, a entidade cita a eleição das deputadas federais Célia Xakriabá (PSOL-MG) e Sônia Guajajara (PSOL-SP). "O saldo representa um crescimento de 100% em relação à última eleição proporcional, em 2018, quando a deputada federal Joênia Wapichana (Rede) tornou-se a primeira mulher indígena eleita como deputada federal", diz o documento.

💥️Carta da Apib aos povos indígenas e ao Brasil: Por que votar em Lula dia 30 de Outubro

💥

💥

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

O que você está lendo é [Articulação dos Povos Indígenas do Brasil divulga carta e pede voto em Lula no 2° turno].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...