Apesar de prorrogação, postos do CadÚnico do Rio voltam a ter filas na madrugada
Postos do CadÚnico no Rio de Janeiro mais uma vez amanheceram com longas filas nesta sexta-feira (14), apesar de o Ministério da Cidadania ter anunciado a prorrogação do prazo para atualização do cadastro.
Inscritos em programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil, que não tinham ratificado suas informações desde 2016 ou 2017 teriam até esta sexta para ficar em dia. Como postos por todo o país registravam enorme procura, o governo federal decidiu, na noite desta quinta-feira (13), dar mais 30 dias de prazo.
1 de 3 Pessoas dormem na rua em Bangu na fila do CadÚnico — Foto: Reprodução/TV GloboPessoas dormem na rua em Bangu na fila do CadÚnico — Foto: Reprodução/TV Globo
Ainda assim, muitos cariocas que já estavam na fila quando veio o aviso da prorrogação não quiseram perder o lugar.
Foi o caso da desempregada 💥️Bianca de Melo, que chegou ao Cras de Guaratiba às 4h de quarta-feira (12) — se quisesse ser atendida, deveria ficar 52 horas na rua.
“Eles estão dando 100 números. O pessoal que não consegue se cadastrar entra na fila novamente. Se for para casa, não consegue número. Aí, a gente tem que dormir na fila esses dias todos”, explicou.
2 de 3 Bianca de Melo — Foto: Reprodução/TV Globo
Bianca de Melo — Foto: Reprodução/TV Globo
A autônoma 💥️Rafaela de Moura também estava na fila para conseguir os 💥️R$ 600.
“Ajuda? Ajuda muito, mas ainda não é o suficiente. A gente precisa de mais, a gente precisa de emprego. Mas só contratam se tiver alguma experiência em carteira, e aí você não consegue um primeiro emprego. Então, o que resta é fazer faxina, trabalhar em casa, fazer o que a gente pode para sobreviver. E a gente não consegue sobreviver com um salário mínimo, do jeito que as coisas estão caras no mercado”, disse.
A Prefeitura do Rio também tinha determinado que os Cras ampliassem nesta sexta o horário de atendimento — das 7h às 19h, em vez das 8h às 17h —, mas sem aumentar a capacidade de 90 pessoas por unidade.
“Se a gente não fizer isso, como é que vai fazer sem trabalho? Um absurdo, isso não existe, a gente é ser humano”, disse 💥️Ildete de Souza, desempregada, que passou a noite na porta do Poupatempo de Bangu, na Zona Oeste do Rio.
A dona de casa 💥️Martina do Carmo de Oliveira também varou a madrugada na calçada do Bangu Shopping.
“Sou eu para tudo — para me manter, para as minhas despesas. Emprego tá difícil, tô tentando desde o começo do ano, colocando currículo, de boca em boca, pedindo, mas tá dificil. Às vezes, aparece bico, mas o bico não é certo”, contou.
3 de 3 Fila do CadÚnico em Guaratiba — Foto: Reprodução/TV GloboFila do CadÚnico em Guaratiba — Foto: Reprodução/TV Globo
A atualização é para todas as pessoas que estão sem nenhuma alteração no cadastro há dois anos. O prazo prorrogado é para as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 e 2017. Por conta da pandemia, o Ministério da Cidadania decidiu escalonar o processo de atualização. Nos próximos anos serão convocadas as pessoas que fizeram a última atualização em 2018 e 2023.
Todas as famílias que estão no CadÚnico e atendem aos critérios exigidos pelo Auxílio Brasil recebem, no mínimo, 💥️R$ 600.
Quem não atualizar o cadastro pode ter o benefício bloqueado temporariamente até que faça a atualização e volte a recebê-lo.
Para saber a situação do cadastro, o beneficiário pode consultar pelo 💥️aplicativo do CadÚnico para saber se está incluído nos processos de averiguação ou revisão cadastral.
Caso não tenha dado cadastral a ser alterado, vai poder realizar a atualização pelo próprio aplicativo. Caso tenha que alterar algum dado, vai precisar ir ao Cras.
Até o fim deste mês, a prefeitura pretende lançar um aplicativo de agendamento nos Cras.
Atualmente, são 💥️912.317 famílias cadastradas pela Prefeitura do Rio. Os critérios para inclusão são:
Qualquer responsável familiar pode fazer um pré-cadastro no aplicativo Cadastro Único, do Ministério da Cidadania, com o prazo de até 120 dias para comparecer a um Cras e finalizar a inscrição.
💥️Documentos necessários:
Se mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração na renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o cadastro deve ser atualizado presencialmente.
O que você está lendo é [Apesar de prorrogação, postos do CadÚnico do Rio voltam a ter filas na madrugada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments