Datafolha: colunistas analisam resultado da pesquisa presidencial desta sexta; veja vídeos

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14), encomendada pela 💥️Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", aponta que Lula (PT) tem 49% das intenções de voto para presidente, enquanto Jair Bolsonaro (PL) tem 44%, no segundo turno.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

Nos votos válidos, quando se excluem brancos, nulos e indecisos, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%.

Os índices não sofreram alterações na comparação com o levantamento divulgado pelo instituto em 7 de outubro.

Colunistas do 💥️g1 e comentaristas da 💥️GloboNews avaliam que existe um cenário de estabilidade, mesmo com o acirramento das campanhas e as trocas de ataques entre os candidatos.

💥️LEIA TAMBÉM

💥️Confira, a seguir, as análises dos comentaristas.

O comentarista da 💥️GloboNews Gerson Camarotti afirma que a pesquisa indica estabilidade, mesmo com os apoios políticos que ambos os candidatos conseguiram na última semana.

Camarotti analisa ainda que é necessário aguardar se o eleitorado irá reagir aos acontecimentos de Aparecida, na quarta-feira (12). O presidente tem sido criticado pela postura de apoiadores no Santuário Nacional durante o feriado da Padroeira do Brasil.

"Isso está em uma crescente, principalmente no eleitorado católico."

"O que me chama atenção é que, a 15 ou 16 dias do segundo turno, é uma estabilidade que desfavorece o candidato que não está à frente, o presidente Jair Bolsonaro", analisa a jornalista Ana Flor.

Apesar disso, Ana Flor acredita que a vantagem de Lula para Bolsonaro não é considerada confortável pelas campanhas.

Para o colunista do g1 Valdo Cruz, a pesquisa traz a percepção de que os apoios obtidos por Lula e Bolsonaro não surtiram efeito nas campanhas, já que o cenário é de estabilidade.

Valdo acredita que três atos recentes podem ter desgastado a imagem de Bolsonaro:

Apesar disso, para o jornalista, esses acontecimentos ainda não foram captados pela pesquisa Datafolha.

A jornalista Miriam Leitão destacou a cristalização do voto, já que os números permaneceram idênticos ao do último levantamento feito pelo Datafolha.

Para Eliane Cantanhêde, o quadro de estabilidade retratado na pesquisa Datafolha é favorável ao ex-presidente Lula.

A jornalista afirma ainda que Bolsonaro precisa conquistar a grande maioria dos eleitores que votaram em Simone Tebet e Ciro Gomes. Além disso, o presidente enfrenta outros desafios para virar no segundo turno.

"Ele [Bolsonaro] precisa reverter o quadro em Minas Gerais, e ele não pode perder pontos no Rio e em São Paulo. A situação é confortável para Lula."

A jornalista Mônica Waldvogel analisou a pesquisa a partir do nível das campanhas eleitorais.

Para ela, o clima das campanhas na segunda semana mudou bastante, com a "fábrica de notícias falsas dos dois lados" funcionando. Ainda assim, não houve alterações nas intenções de voto.

Webstories

O que você está lendo é [Datafolha: colunistas analisam resultado da pesquisa presidencial desta sexta; veja vídeos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...