Conheça o ‘Caixote de Leitura', projeto da professora Rose que estimula o amor pelo aprendizado: ‘Quero que eles vejam o

O nome dela é 💥️Rosângela Dias Domingos, mas na Biblioteca organizada pela Casa Dom Hélder Câmara, em um projeto que recebe crianças e adolescentes do Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio, para reforço escolar, ela é mais conhecida como 💥️Tia Rose.

Há um ano e meio, quando chegou ao projeto, Rose percebeu que os livros do local eram usados para rabiscar, fazer bolinha de papel, menos para ler. Foi aí que ela criou o projeto 💥️“Caixote de Leitura”, em que cada aluno deveria pegar um livro, levar para casa e fazer um resumo.

Muitos não sabiam nem o que era um resumo. Não tem problema! Tia Rose inventou a “Fofoquinha”. Um jeito de você ler o livro e contar para ela o que se passava na história, como se fosse uma fofoquinha.

Um dos alunos do projeto de leitura da Tia Rose — Foto: Tv Globo 1 de 4 Um dos alunos do projeto de leitura da Tia Rose — Foto: Tv Globo

Um dos alunos do projeto de leitura da Tia Rose — Foto: Tv Globo

O projeto começou a dar certo, mas começou a ficar repetitivo, sempre com os mesmos leitores. Tia Rose teve nova ideia.

Ti Rose e seu projeto — Foto: TV Globo 2 de 4 Ti Rose e seu projeto — Foto: TV Globo

Ti Rose e seu projeto — Foto: TV Globo

Muita gente chegou pelo prêmio, mas depois começou a gostar de ler.

“As primeiras escritas não eram bacanas, mas a gente foi melhorando. Na minha turma tem roda de leitura, leitura coletiva, interpretação e gramática oral. Muita doação de livros. A gente também tem uma pequena verba. Aí se não tem como comprar livros novos, compramos no sebo”, diz ela que empresta cerca de 280 livros por mês, e tem 70 leitores no seu projeto.

A iniciativa de estímulo à leitura deu tão certo, que os alunos de Tia Rose começaram a virar professores.

Foi assim com a Niccole, aluna da Tia Rose que hoje em dia lê e escreve cartas para a avó, Alessandra; e o Erick, que amou tanto os livros que até já escreveu um.

“É um livro da minha escola sobre folclore, que fala sobre a Iara, a Cuca, o Saci e o Curupira”, diz ele que um dia falou para mãe dele que era para esvaziar a sala dela que ele ia dar aula.

Erick pediu livros emprestados para levar o Caixote de Leitura para o Lins — Foto: TV Globo 3 de 4 Erick pediu livros emprestados para levar o Caixote de Leitura para o Lins — Foto: TV Globo

Erick pediu livros emprestados para levar o Caixote de Leitura para o Lins — Foto: TV Globo

Ele também já pediu para a Tia Rose levar os livros do 💥️”Caixote de Leitura” para o Complexo do Lins, para ao amigos lerem, e sonha em viajar para ver e conhecer mais do mundo que vê nos livros.

“Aquelas cidades, aqueles lugares até o mundo da fantasia, que está dentro do livro, eles podem ter acesso, ainda mais quando a leitura fala da cidade que eles vivem”, diz Rose que agora também faz passeios com seus pequenos leitores para conhecerem o Rio de Janeiro e as bibliotecas da cidade.

Tia Rose e seus alunos na Biblioteca Nacional — Foto: Divulgação 4 de 4 Tia Rose e seus alunos na Biblioteca Nacional — Foto: Divulgação

Tia Rose e seus alunos na Biblioteca Nacional — Foto: Divulgação

O que você está lendo é [Conheça o ‘Caixote de Leitura', projeto da professora Rose que estimula o amor pelo aprendizado: ‘Quero que eles vejam o].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...