Quem é Celsinho da Vila Vintém e por que ele ganhou liberdade? ENTENDA

💥️Celso Luiz Rodrigues, o 💥️Celsinho da Vila Vintém, é apontado como um dos fundadores e chefe da facção 💥️Amigos dos Amigos (ADA), rival do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) no comércio ilegal de entorpecentes.

Condenado por tráfico de drogas, roubo e organização de quadrilha, Celsinho foi preso pela primeira vez em 1990. Em 1996, foi novamente encarcerado, mas acabou fugindo em 1998, vestido de policial militar, quando estava no Hospital Penitenciário Fábio Macedo Soares.

Celsinho da Vila Vintém disse ser testemunha de defesa para 'pagar dívida' com facção — Foto: Brunno Dantas / TJ-RJ 1 de 2 Celsinho da Vila Vintém disse ser testemunha de defesa para 'pagar dívida' com facção — Foto: Brunno Dantas / TJ-RJ

Celsinho da Vila Vintém disse ser testemunha de defesa para 'pagar dívida' com facção — Foto: Brunno Dantas / TJ-RJ

Em 2002, foi recapturado. Ao jornal O Globo, Celsinho afirmou: “Eu sou traficante. Vivo do tráfico. Sou bandido. Mas eu sou um cara devagar, não dou tiro na polícia. Eu fujo da polícia. Compro meu pozinho, minha maconha e vendo.”

O traficante disse ainda faturar à época “uns R$ 50 mil por semana”. “Mas tenho que pagar muitas coisas. Sobram só dez milzinhos por semana. Mando só na Vila Vintém e no Curral das Éguas [duas comunidades da Zona Oeste]”, contou.

Boa parte desses 20 anos na cadeia foi no Presídio Federal de Porto Velho, em Rondônia. Celsinho retornou ao Rio em 2017, em transferência para o Complexo Penitenciário de Gericinó, onde estava até esta terça-feira (18).

Em resumo, a soltura foi possível por dois motivos:

Pesava contra Celsinho a acusação de ter tramado e comandado o cerco à Rocinha. Mas a participação dele na ação foi posta em dúvida depois que o Ministério Público do Rio de Janeiro levantou indícios de armação.

Diante dessa suspeita, a desembargadora 💥️Suimei Meira Cavalieri, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, concedeu na semana passada um alvará de soltura.

Mas Celsinho permaneceu preso, pois a Vara de Execuções Penais iria verificar pendências. Essa análise foi feita, e nesta segunda-feira (17), o juiz 💥️Marcello Rubioli concedeu a liberdade.

Celsinho da Vila Vintém provocou risos da plateia no jugamento — Foto: Brunno Dantas / TJ-RJ 2 de 2 Celsinho da Vila Vintém provocou risos da plateia no jugamento — Foto: Brunno Dantas / TJ-RJ

Celsinho da Vila Vintém provocou risos da plateia no jugamento — Foto: Brunno Dantas / TJ-RJ

A qualquer detento condenado é garantido o direito de 💥️progressão de regime, ou a mudança do modo de cumprir a pena, sempre do mais severo ao menos grave. Quando se completa 💥️um sexto do tempo de cadeia imposto, o preso pode pleitear a progressão à Justiça, mas deve atender a requisitos, como ter bom comportamento.

Pedidos de progressão anteriores foram negados por causa de tentativas de fuga e de crimes cometidos na cadeia. Desta vez, a Vara de Execuções Penais não se opôs.

Celsinho estava preso cumprindo uma condenação de 15 anos por ter comandado a invasão na Rocinha em 2017. Na época, duas pessoas morreram, e cinco ficaram feridas durante uma disputa entre traficantes de facções rivais.

Mas a prisão de Celsinho ficou em xeque a partir da Operação Águia na Cabeça, do Ministério Público do Rio de Janeiro, feita em setembro, que teve como um dos alvos o delegado 💥️Maurício Demétrio, acusado de envolvimento com o jogo do bicho.

Segundo os promotores, para favorecer o grupo do contraventor 💥️Fernando Iggnácio, Demétrio negociou a transferência de Celsinho para a Penitenciária de Catanduvas, no Paraná.

De acordo com as investigações, o nome de Celsinho foi incluído no inquérito da invasão da Rocinha, com a ajuda do delegado 💥️Antônio Ricardo Lima Nunes, na época titular da 11ª DP (Rocinha).

Nesse período, não havia nada contra o traficante.

Em nota, a defesa de Antônio Ricardo afirmou que “a investigação seguiu todos os trâmites legais, com depoimentos e perícias que comprovaram a participação de diversos criminosos de várias regiões do Rio de Janeiro, incluindo-se a Vila Vintém, Estácio e Pedreira, todos interessados em retomar o controle do narcotráfico na Rocinha”.

O que você está lendo é [Quem é Celsinho da Vila Vintém e por que ele ganhou liberdade? ENTENDA].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...