Bolsonaro faz campanha em São Gonçalo e comemora Congresso 'muito mais de centro-direita'

Candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de ato com apoiadores em São Gonçalo (RJ) — Foto: Henrique Coelho/g1 1 de 1 Candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de ato com apoiadores em São Gonçalo (RJ) — Foto: Henrique Coelho/g1

Candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de ato com apoiadores em São Gonçalo (RJ) — Foto: Henrique Coelho/g1

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez campanha nesta terça-feira (18) em São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro, e comemorou que os parlamentares eleitos neste ano deixaram o Congresso Nacional "muito mais de centro-direita".

Bolsonaro disputa o segundo turno com o ex-presidente Lula (PT). A votação está marcada para o próximo dia 30.

No último dia 2, data do primeiro turno, os brasileiros elegeram deputados federais e senadores, além de governadores e deputados estaduais. O PL, partido ao qual Bolsonaro é atualmente filiado, elegeu as maiores bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado.

"Temos um novo Parlamento, com uns aqui do nosso lado. Uns reeleitos, outros eleitos. Mas muito mais de centro-direita. O terreiro está asfaltado, está tudo pronto. Neste casamento, do Executivo com Legislativo, nós aprovamos coisas de interesse da nossa pátria", declarou Bolsonaro.

No primeiro turno, Bolsonaro ficou atrás de Lula. O atual presidente da República obteve 51 milhões de votos (43,2%), enquanto Lula recebeu 57 milhões de votos (48,4%).

💥️Leia também:

O estado do Rio de Janeiro é o terceiro maior colégio eleitoral do país, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Desde que começou o segundo turno, Bolsonaro e Lula têm tido agendas de campanha no estado.

No último dia 14, por exemplo, Bolsonaro cumpriu agenda em Duque de Caxias e, em discurso para seus apoiadores, chamou o extinto Bolsa Família de "esmola" e criticou o PT e o ex-presidente Lula.

Lula, por sua vez, esteve no Complexo do Alemão e, em discurso, afirmou que cabe ao poder público levar saúde, educação e lazer às comunidades de periferia. Lula tem dito que a violência não é falta ou excesso de polícia, mas, sim, ausência de ações do governo.

Conforme apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro recebeu no Rio de Janeiro no primeiro turno 4,8 milhões de votos (51,09%), e Lula, 3,8 milhões de votos (40,68%).

As pesquisas eleitorais divulgadas pelos institutos têm mostrado Bolsonaro em segundo lugar.

Pesquisa do instituto Ipec divulgada nesta segunda (17), por exemplo, mostrou Bolsonaro com 43% das intenções de voto, enquanto Lula apareceu com 50% das intenções.

Na semana passada, o instituto Datafolha também divulgou uma pesquisa e, conforme o levantamento, Bolsonaro apareceu com 44% das intenções de voto, e Lula, com 49%.

A GloboNews informou nesta terça-feira que Integrantes das equipes de campanha do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão preocupadas com a abstenção nas eleições deste ano.

No primeiro turno, em 2 de outubro, o nível de abstenção chegou a 20,9%, o maior desde 1998, quando o percentual foi de 20,3%. Isto quer dizer que, 💥32 milhões de eleitores que estavam aptos não compareceram às urnas.

Diante disso, Lula e Bolsonaro têm feito discursos pedindo aos eleitores que compareçam às urnas para votar.

Ouça o episódio do podcast 💥️O Assunto sobre "Bolsonaro com Moro: qual é a jogada":

O que você está lendo é [Bolsonaro faz campanha em São Gonçalo e comemora Congresso 'muito mais de centro-direita'].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...