Caixa de metal é instalada sem autorização no Parnaso; 'foi por boa intenção', diz grupo ao se desculpar
A instalação de uma urna com um livro de cume no Mirante do Inferno, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, chamou a atenção de montanhistas da cidade.
A caixa branca anexa à pedra foi notada por uma montanhista e guia que acompanhava dois clientes israelenses nesta segunda-feira (17). Dentro da caixa havia um livro com informações do grupo responsável pela instalação, pertencente à cidade de Curitiba, no estado de Paraná. Ela fotografou a urna e encaminhou à direção do Parque.
O caso ganhou repercussão negativa nas redes sociais. Montanhistas do município lamentaram o objeto no mirante, que antes tinha uma visão para a formação rochosa conhecida como Agulha do Diabo, sem qualquer poluição visual.
O grupo que fez a instalação da urna publicou uma nota de esclarecimento por meio das redes sociais.
“Fui ao Parque pela primeira vez e constatei que já havia uma caixinha, porém estava toda amassada, vandalizada. Então, passei e-mail para o parque, só que não tive retorno e me precipitei em colocar a caixa de cume nova. Entrei em contato com o Parque Estadual Serra dos Órgãos, conversei sobre a situação, e será retirada a caixa", diz a publicação.
1 de 1 Caixa de metal foi instalada sem autorização no Mirante do Inferno, em Teresópolis — Foto: Reprodução/Redes sociais
Caixa de metal foi instalada sem autorização no Mirante do Inferno, em Teresópolis — Foto: Reprodução/Redes sociais
Em nota, a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, a Femerj, disse que "a instalação foi realizada sem observar as boas práticas do montanhismo, consulta a qualquer entidade de montanhismo para orientações ou mesmo à gestão do PARNASO. Nesse sentido, lamentamos o ocorrido e recomendamos fortemente a remoção da urna, de preferência pelas pessoas que realizaram a instalação".
A Femerj completou dizendo como os montanhistas interessados podem colaborar com a manutenção de livros de cume.
"Devem entrar em contato com federações de montanhismo ou a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) através das suas mídias sociais, a fim de evitar que atitudes, por vezes bem intencionadas, acabem por trazer consequências negativas ao ambiente e ao próprio montanhismo".
Procurado pelo 💥️g1, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que o grupo responsável pela instalação já foi identificado e será autuado pela equipe do Núcleo de Gestão Integrada Teresópolis. O Instituto disse, ainda, que o compartimento foi colocado sem autorização e deve ser retirado do atrativo até esta quarta-feira (19).
A caixa metálica, chamada de urna, é responsável por guardar o livro de cume presente no pico de algumas montanhas, para registrar os nomes de pessoas que conseguiram chegar no pico. A prática é comum no montanhismo, mas segundo o montanhista Arthur Estevez, que faz parte da diretoria técnica da Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, a Femerj, a prática vem perdendo o real significado e importância nos dias atuais.
“Infelizmente às urnas vêm sendo banalizadas e muitas vezes instaladas em lugares de fácil acesso ou em lugares que podem descaracterizar a paisagem. Foi o que aconteceu no Mirante do Inferno, onde foi colocada uma urna de tamanho totalmente desproporcional e que se destaca no relevo, descaracterizando a paisagem. Quem já foi e visitou sabe que o mirante é impressionante. A gente vem percebendo a banalização e má utilização desses livros e das urnas, perdendo totalmente o sentido prático, que é o valor histórico que ela pode trazer pra gente”, disse Estevez.
O que você está lendo é [Caixa de metal é instalada sem autorização no Parnaso; 'foi por boa intenção', diz grupo ao se desculpar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments