Ibovespa fecha em alta, puxada pelas ações da Petrobras

Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, 18 — Foto: Pexels 1 de 1 Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, 18 — Foto: Pexels

Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, 18 — Foto: Pexels

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em alta nesta quarta-feira (19), na contramão das bolsas de Nova York e dos principais índices no exterior. O resultado positivo, no entanto, foi puxado pelas ações da Petrobras, que subiram quase 4%.

O Ibovespa subiu 0,46%, a 116.274 pontos. Veja mais cotações.

A alta da Petrobras ajudou a manter a variação da bolsa no positivo apesar da queda de mais de 1% nas ações da Vale.

No dia anterior, o Ibovespa subiu 1,87%, a 115.743 pontos. Com o resultado de hoje, o índice acumula alta de 5,67% no mês e de 10,92% no ano.

💥️LEIA TAMBÉM

O desempenho do Ibovespa acompanha um dia mais morno nos mercados internacionais. As principais bolsas globais oscilaram negativamente, substituindo o tom positivo que predominou nos últimos dois pregões.

No noticiário interno, as atenções permanecem voltadas para os desdobramentos da corrida eleitoral para o segundo turno para Presidência da República.

Já no exterior, o destaque para a inflação na zona do euro e no Reino Unido. Em setembro, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 1,2% nos países da União Europeia. No acumulado em 12 meses, o CPI acumula alta de 9,9%, enquanto as expectativas do mercado eram de 10%. Apesar de abaixo do esperado, a inflação da zona do euro continua a maior em décadas.

No Reino Unido, a inflação avançou 0,5% na comparação mensal e 10,1% ano a ano, acima das projeções de analistas, que previam alta anual de 10%. Em 12 meses, o CPI da região acumula a maior alta desde 1982.

Nos Estados Unidos, investidores acompanharam a divulgação do Livro Bege. O documento do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) indicou que as empresas do país estão mais pessimistas sobre a perspectiva econômica e que as pressões sobre os preços permanecem elevadas.

No continente asiático, as atenções se voltam mais uma vez para os dados de Covid-19 na China. Segundo estatísticas do país, as infecções pela doença em Pequim atingiram o maior nível desde junho, com média diária de 22 casos na última semana.

Esse cenário global gera incertezas ao mercado sobre os rumos da economia. Assim, o dólar ganha força ante outros países, por ser considerada uma das moedas mais seguras do mundo. A alta da moeda norte-americana diante do real nesta quarta foi de 0,42%, cotada a R$ 5,2747.

Webstories
O que você está lendo é [Ibovespa fecha em alta, puxada pelas ações da Petrobras].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...