Guarda Costeira da Grécia resgata 75 migrantes
Em imagem de 6 de outubro, morador da ilha de Kythira, no sul da Grécia, observa um grupo de migrantes nadando após o bote em que estavam estourar. — Foto: Thanassis Stavrakis/ AP
A Guarda Costeira da Grécia anunciou nesta sexta-feira (21) que resgatou 75 migrantes em um veleiro que ficou preso no mar agitado na península do Peloponeso, ao sul do país.
A Grécia, que viveu uma explosão de entrada de migrantes e refugiados em 2015, no maior movimento migratório no mundo desde a Segunda Guerra Mundial, registrou este ano um aumento das chegadas.
Em um comunicado, a Guarda Costeira informou que os migrantes estão em boas condições de saúde. A nacionalidade dos tripulantes não foi informada, mas, do total, são homens 69 homens e seis, mulheres, seguindo a tendência de gênero entre pessoas que migram para a Europa pelo Mar Mediterrâneo.
O governo grego vem sendo acusado por grupos de defesa dos direitos humanos de devolver de forma ilegal migrantes e refugiados procedentes da Turquia - um país que recebe um migrante está proibido por lei de fazer essa devolução no momento. É preciso, antes, que os que chegam sejam levados a um centro de migrantes para que cada situação seja avaliada. Em alguns casos, as pessoas têm direito ao visto de refugiado.
Mas a Grécia afirma que a responsabilidade pelos naufrágios no Mar Egeu é da Turquia, de onde vem a grande maioria dos migrantes. .
Desde o início de outubro, pelo menos 27 pessoas morreram em dois naufrágios de embarcações de migrantes no Mar Egeu.
Em um deles, 18 pessoas morreram quando um barco que partiu da Turquia afundou na ilha de Lesbos, no leste do Mar Egeu. Horas antes, um iate que transportava cerca de cem imigrantes afundou em um vendaval, matando pelo nove pessoas e deixando seis desaparecidos.
O que você está lendo é [Guarda Costeira da Grécia resgata 75 migrantes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments