Ônibus de graça no 2º turno: veja quais cidades do Grande Rio vão oferecer o benefício

Ônibus no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 1 Ônibus no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Ônibus no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

A maioria das cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro não deve oferecer transporte gratuito no segundo turno das eleições, de acordo com levantamento feito pelo g1 nesta sexta-feira (21). Algumas ainda decidirão sobre a medida ao longo da próxima semana, faltando poucos dias para o retorno às urnas.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na terça-feira (18) que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro.

O prefeito do 💥️Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou na tarde de quarta (19) que a capital do estado terá transporte de graça tanto nos corredores do BRT quanto nas linhas comuns no dia 30, quando os eleitores votarão para escolher o presidente da República.

"Só para confirmar que na forma do decreto publicado por mim antes do primeiro turno, o transporte na cidade do Rio por ônibus e BRT será gratuito no segundo turno dia 30/10!", escreveu Paes, no Twitter.

💥️Queimados, na Baixada Fluminense, também vai oferecer transporte gratuito, mas os detalhes ainda devem ser divulgados.

O município de 💥️São Gonçalo informou que não terá subsídio de passagens de ônibus no segundo turno das eleições.

A Prefeitura de 💥️Nova Iguaçu afirmou que o transporte por ônibus é de responsabilidade, por concessão, de dois consórcios e, para o segundo turno das eleições, ambos decidiram pela cobrança da tarifa aos passageiros.

A cidade de 💥️Japeri afirmou que não possui linhas de ônibus municipais que possam garantir a gratuidade, pois todas as linhas são intermunicipais.

O caso é semelhante ao da cidade de 💥️Mangaratiba, que informou que também não disponibilizará o serviço pois as linhas de ônibus são intermunicipais.

A Prefeitura de 💥️Magé informou que não tem viabilidade financeira de oferecer subsídio público para custear a tarifa zero. A administração municipal afirmou ainda que a decisão de conceder gratuidade ou não dependeria, no caso, das empresas de transporte que circulam na cidade.

💥️Nilópolis também não vai oferecer transporte gratuito no dia do segundo turno das eleições.

A cidade de 💥️Niterói ainda não tem uma decisão sobre a medida. O município ofereceu transporte gratuito no primeiro turno e ainda vai avaliar a medida.

A Prefeitura de 💥️Duque de Caxias afirmou que a decisão ainda será tomada ao longo da semana junto à Secretaria Municipal de Governo.

💥️Belford Roxo, também na Baixada Fluminense, informou que também está analisando a situação antes de se manifestar se vai permitir transporte gratuito ou não.

As cidades de São João de Meriti, Itaguaí, Seropédica, Guapimirim e Paracambi não responderam até a última atualização desta reportagem.

O que você está lendo é [Ônibus de graça no 2º turno: veja quais cidades do Grande Rio vão oferecer o benefício].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...