'É um prazer estar de volta', diz Paulo Dantas após ministros do STF derrubarem afastamento do governador de AL

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar seu afastamento do cargo de governador de Alagoas , Paulo Dantas (MDB) postou no Twitter sobre a volta ao comando do Estado. Na mensagem publicada na noite desta segunda-feira (24), Dantas disse: "É um prazer estar de volta, minha Alagoas!".

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

Horas após as decisões dos ministros serem publicadas, ainda na noite de segunda-feira, uma cerimônia foi realizada no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió, onde o governador reassumiu o cargo oficialmente.

Alvo de uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF) que investiga um suposto desvio de R$ 54 milhões por meio de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa de Alagoas quando era deputado estadual, Paulo Dantas foi afastado cargo no dia 11 de outubro por decisão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz, confirmada posteriormente pela maioria da Corte Especial do STJ.

A operação Edema apura supostos desvios de recursos públicos desde 2023. Segundo as investigações, os principais beneficiários dos desvios milionários na ALE teriam sido o governador e sua esposa, a prefeita da cidade de Batalha, Marina Thereza Dantas. A irmã de Paulo Dantas também está entre os investigados.💥️Veja detalhes da operação no vídeo abaixo:

Em nota à imprensa, Paulo Dantas chamou a operação de 'encenação' e disse que recorreria da decisão.

Na última terça, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, negou um pedido do estado de Alagoas para anular o afastamento do governador, ou seja, para devolvê-lo ao cargo.

Paulo Suruagy do Amaral Dantas foi eleito governador de Alagoas no dia 15 de maio, por meio de eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE), após renúncia de Renan Filho (MDB) para disputar o cargo de senador, para qual foi eleito em 2 de outubro.

Dantas exerce mandato-tampão, válido até 31 de dezembro de 2022, ou seja, cumpre o tempo que restava para Renan Filho terminar o segundo mandato. Antes de assumir o Executivo Estadual, Dantas exercia mandato de deputado estadual.

Em agosto, Paulo Dantas foi lançado candidato à reeleição ao governo de Alagoas pelo MDB.

O afastamento do cargo não impedia Dantas de disputar a reeleição. Ele foi para o segundo turno com Rodrigo Cunha (União Brasil), candidato do deputado federal Arthur Lira (PP).

Os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, do STF, determinaram o retorno de Paulo Dantas ao cargo, mas o governador continua sendo investigado. As duas decisões dos ministros tratam somente do afastamento. Barroso e Gilmar Mendes não julgaram se Dantas é ou não é inocente.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

O que você está lendo é ['É um prazer estar de volta', diz Paulo Dantas após ministros do STF derrubarem afastamento do governador de AL].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...