Partido Novo suspende filiação de João Amoêdo após ele apoiar Lula no 2º turno

João Amoêdo, candidato à Presidência pelo partido Novo, posa para foto antes de entrevista com o G1 e a CBN no estúdio da rádio, em São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/G1 1 de 2 João Amoêdo, candidato à Presidência pelo partido Novo, posa para foto antes de entrevista com o G1 e a CBN no estúdio da rádio, em São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/G1

João Amoêdo, candidato à Presidência pelo partido Novo, posa para foto antes de entrevista com o G1 e a CBN no estúdio da rádio, em São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/G1

O Partido Novo determinou a imediata suspensão da filiação de João Amoêdo. A sigla não deu detalhes nesta quinta-feira (27) do que teria motivado a medida, mas é adotada após Amoêdo ter anunciado voto em Lula (PT) no segundo turno.

A decisão ocorre após o partido ter se posicionado no dia 3 de outubro contra o PT e o "lulismo", mas liberado seus filiados a votarem de acordo com sua "consciência" e "princípios partidários". No dia 17 desse mês, Amoêdo havia declarado seu voto no candidato Lula, do Partido dos Trabalhadores, no segundo turno das eleições presidenciais.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

O 💥️g1 tenta contato com Amoêdo para comentar o assunto. Segundo o partido informou nesta quinta, por meio de nota divulgada à imprensa, a filiação de Amoêdo foi suspensa enquanto ele é alvo de um processo disciplinar por "possíveis violações estatutárias".

, informa nota divulgada pelo Novo, por meio de sua assessoria de imprensa.

Nas redes sociais, o deputado federal pelo Novo no Rio Grande do Sul, Marcel van Hattem, disse que a Comissão de Ética havia enviado comunicado sobre a suspensão alegando "risco de dano grave e de difícil reparação à imagem e reputação do Novo".

No segundo turno, Amoêdo, que foi candidato à presidência pelo partido em 2018 e crítico constante dos governos petistas, anunciou apoio a Lula (PT) 💥. Na declaração, disse que seu direito de fazer oposição estaria "mais preservado com Lula que com Bolsonaro".

Após o posicionamento, Amoêdo foi criticado pelo partido. O atual presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, disse que a postura era "vergonhosa".

No segundo turno, o Novo não se posicionou em apoio a nenhum dos candidatos.

Eduardo Ribeiro, presidente do partido Novo, em foto de 2022 — Foto: Reprodução Instagram/erfribeiro 2 de 2 Eduardo Ribeiro, presidente do partido Novo, em foto de 2022 — Foto: Reprodução Instagram/erfribeiro

Eduardo Ribeiro, presidente do partido Novo, em foto de 2022 — Foto: Reprodução Instagram/erfribeiro

💥️LEIA TAMBÉM

Webstories

O que você está lendo é [Partido Novo suspende filiação de João Amoêdo após ele apoiar Lula no 2º turno].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...