Pela 1ª vez, mulheres são maioria no Parlamento da Nova Zelândia

Deputada Soraya Peke-Mason se tornou 60ª parlamentar mulher na Nova Zelândia — Foto: Mark Mitchell/New Zealand Herald via AP 1 de 2 Deputada Soraya Peke-Mason se tornou 60ª parlamentar mulher na Nova Zelândia — Foto: Mark Mitchell/New Zealand Herald via AP

Deputada Soraya Peke-Mason se tornou 60ª parlamentar mulher na Nova Zelândia — Foto: Mark Mitchell/New Zealand Herald via AP

Pela primeira vez na história da Nova Zelândia, 💥as mulheres são maioria no Parlamento.

Soraya Peke-Mason, parlamentar do liberal Partido Trabalhista, foi empossada no parlamento na terça-feira (25) para substituir o ex-presidente Trevor Mallard, que deixou o cargo para se tornar embaixador na Irlanda. Com a demissão de outro legislador masculino, 💥há agora 60 mulheres e 59 homens no Parlamento.

O marco coloca a Nova Zelândia entre um 💥punhado de nações em todo o mundo que este ano podem garantir que as mulheres tenham pelo menos 50% de representação na legislatura, de acordo com a União Interparlamentar. Outros países incluem Cuba, México, Nicarágua, Ruanda e Emirados Árabes Unidos.

Globalmente, 💥cerca de 26% dos legisladores são mulheres, de acordo com o órgão.

A Nova Zelândia tem uma história de forte representação feminina. Em 1893, tornou-se o primeiro país a permitir que as mulheres votassem. 💥A atual primeira-ministra Jacinda Ardern é a terceira mulher a chefiar o governo da nação e agora também há mulheres em outros altos cargos, como a Chefe de Justiça da Suprema Corte da Nova Zelândia e a Governadora Geral.

A atual primeira-ministra Jacinda Ardern é a terceira mulher a chefiar o governo da nação — Foto: Reuters 2 de 2 A atual primeira-ministra Jacinda Ardern é a terceira mulher a chefiar o governo da nação — Foto: Reuters

A atual primeira-ministra Jacinda Ardern é a terceira mulher a chefiar o governo da nação — Foto: Reuters

Marama Davidson, copresidente do Partido Verde liberal, foi mais direta. "Já estava mais do que na hora", disse ela à mídia.

Ardern alertou que a situação das mulheres em muitos outros países é precária.

Além disso, 💥a paridade de gênero pode ser apenas temporária. Pesquisas de opinião indicam que os partidos conservadores da Nova Zelândia, que atualmente têm uma proporção menor de mulheres do que seus rivais liberais, estão prestes a obter grandes ganhos nas eleições gerais do próximo ano.

O que você está lendo é [Pela 1ª vez, mulheres são maioria no Parlamento da Nova Zelândia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...