Joe Biden liga para Lula para cumprimentar pela vitória: 'Estamos montando uma equipe para discutir o que fazer juntos&a

O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, conversou nesta segunda-feira (31) com Lula pelo telefone para cumprimentar o brasileiro pela vitória nas eleições no domingo. A ligação durou cerca de 20 minutos, segundo o governo americano. Biden disse que os EUA estão montando uma equipe para discutir o que pode ser feito em conjunto (veja abaixo).

De acordo com uma nota do governo dos EUA, durante a conversa Biden elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis.

Segundo autoridades americanas, o governo Biden pretende ter um engajamento forte e imediato com a equipe de Lula e reconhecer a importância do Brasil no cenário global.

Nas próximas semanas, dirigentes do governo dos EUA devem ir ao Brasil para iniciar as conversas —um dos que devem chegar é Jake Sullivan, o assessor de segurança nacional de Biden.

Mesmo antes da vitória do petista, funcionários do governo americano tiveram contato com a campanha de Lula. Douglas Koneff, o encarregado de negócios entre EUA e Brasil, se reuniu com Lula antes do primeiro turno.

O senador Jacques Wagner, um dirigente do PT, veio até Washington e manteve reuniões com autoridades no departamento de Estado.

De acordo com fontes do governo dos EUA, as conversas foram produtivas.

Horas depois da eleição, Biden afirmou que a chamada foi boa. "Estamos montando uma equipe para se reunir e discutir o que podemos fazer juntos. Ele quer focar no meio ambiente, na democracia, lidar com os pobres em seu país e salvar a Amazônia."

Segundo uma autoridade da Casa Branca, há intenção de criar uma relação forte e imediata com a equipe de Lula.

💥️LEIA TAMBÉM

Foto de 29 de outubro de 2022 mostra o presidente Joe Biden falando a jornalistas depois de ter votado, antecipadamente, nas eleições legislativas de meio de mandato nos Estados Unidos, em Wilmington, Delaware — Foto: AP 1 de 1 Foto de 29 de outubro de 2022 mostra o presidente Joe Biden falando a jornalistas depois de ter votado, antecipadamente, nas eleições legislativas de meio de mandato nos Estados Unidos, em Wilmington, Delaware — Foto: AP

Foto de 29 de outubro de 2022 mostra o presidente Joe Biden falando a jornalistas depois de ter votado, antecipadamente, nas eleições legislativas de meio de mandato nos Estados Unidos, em Wilmington, Delaware — Foto: AP

Um dos principais focos da relação entre o governo Biden e Lula será a questão climática. De acordo com autoridades do governo americano, os dois lados estão alinhados sobre esse tema -- que é uma das prioridades do líder americano.

A Casa Branca vinha sendo pressionada pela sociedade civil e por parlamentares dos EUA para não fazer negócios com o governo Bolsonaro, também por desrespeitar leis ambientais.

Bolsonaro e Biden não tiveram uma boa relação, apesar de Bolsonaro ser visto como um político mais alinhado aos EUA.

Bolsonaro, apoiador de Donald Trump, foi o último líder do G20 a parabenizar Biden. Os dois líderes nunca conversaram pelo telefone, só se encontraram uma vez, durante a Cúpula das Américas em junho e, segundo fontes do governo americano, “a conversa não foi boa “. Bolsonaro teria criado constrangimento ao levantar “teorias da conspiração” sobre a votação no Brasil.

A expectativa do governo americano é que com a aproximação de Biden e Lula, a relação de EUA e Brasil —tanto bilateral quanto multilateral— avance.

Veja os vídeos mais assistidos do g1

O que você está lendo é [Joe Biden liga para Lula para cumprimentar pela vitória: 'Estamos montando uma equipe para discutir o que fazer juntos&a].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...