Oito frentes de trabalho atuam em dragagem histórica dos rios de Petrópolis, anuncia Prefeitura

Rios, onde o trabalho de dragagem já foi realizado, ganharam um metro de profundidade — Foto: Prefeitura de Petrópolis/Divulgação 1 de 3 Rios, onde o trabalho de dragagem já foi realizado, ganharam um metro de profundidade — Foto: Prefeitura de Petrópolis/Divulgação

Rios, onde o trabalho de dragagem já foi realizado, ganharam um metro de profundidade — Foto: Prefeitura de Petrópolis/Divulgação

Oito frentes de trabalho estão atuando na maior operação de dragagem dos rios da história de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, segundo divulgou a Prefeitura nesta sexta-feira (4). Em fevereiro e março deste ano, duas tragédias deixaram 241 mortos na cidade em decorrência das fortes chuvas.

Carros ficaram submersos no Centro de Petrópolis na tragédia de 15 de fevereiro — Foto: Reprodução redes sociais 2 de 3 Carros ficaram submersos no Centro de Petrópolis na tragédia de 15 de fevereiro — Foto: Reprodução redes sociais

Carros ficaram submersos no Centro de Petrópolis na tragédia de 15 de fevereiro — Foto: Reprodução redes sociais

O objetivo é deixar os rios preparados para suportar o volume das chuvas de verão. De acordo com o Prefeito Rubens Bomtempo, há cinco anos que o município não recebia um trabalho efetivo de dragagem. Disse ainda que, atualmente, já há rios que ganharam mais de um metro de profundidade.

Trabalho de dragagem dos rios ocorre em oito pontos de Petrópolis — Foto: Prefeitura de Petrópolis/Divulgação 3 de 3 Trabalho de dragagem dos rios ocorre em oito pontos de Petrópolis — Foto: Prefeitura de Petrópolis/Divulgação

Trabalho de dragagem dos rios ocorre em oito pontos de Petrópolis — Foto: Prefeitura de Petrópolis/Divulgação

O trabalho, feito pelo município e pelo Instituo Estadual do Ambiente (Inea), está ocorrendo, pela primeira vez, com oito frentes que trabalham simultaneamente no desassoreamento dos rios e córregos. A expectativa é que mais de 73 mil metros cúbicos de sedimentos sejam removidos.

Os oito pontos de atuação são: Rua Dr Sá Earp , no Morin; Samambaia, na altura da Ponte Branca; Corrêas; Duarte da Silveira; Quitandinha; Quarteirão Italiano; e em dois locais da Av. Barão do Rio Branco.

A limpeza dos rios com o uso de máquinas foi iniciada em março, no trecho do Palácio de Cristal, entre as Avenidas Barão do Rio Branco e Piabanha.

“Quando assumimos o governo, em dezembro de 2023, os rios já estavam muito assoreados. Foram cinco anos sem serviço efetivo de dragagem. Em alguns pontos onde as intervenções já foram realizadas, os rios já ganharam mais de um metro de profundidade. Seguimos trabalhando para que nossa cidade tenha um verão mais seguro. Por isso, estamos com força total, em conjunto com o Inea, para dragar toda a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Os bueiros, bocas de lobos e galerias da cidade também estão recebendo o trabalho de limpeza e desobstrução. Com o auxilio de três caminhões vacol, a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) está atuando com três frentes de trabalho.

A companhia espera limpar 220 bueiros por dia no município.

O que você está lendo é [Oito frentes de trabalho atuam em dragagem histórica dos rios de Petrópolis, anuncia Prefeitura].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...