Mãe faz bate-volta de 70 km após RG esquecido e se emociona com chegada de filho a minutos da 1ª fase da Unicamp 2023: '

A babá Rosiane Carvalho dos Santos, em Campinas — Foto: Rafael Smaira/g1 1 de 1 A babá Rosiane Carvalho dos Santos, em Campinas — Foto: Rafael Smaira/g1

A babá Rosiane Carvalho dos Santos, em Campinas — Foto: Rafael Smaira/g1

A babá Rosiane Carvalho dos Santos, de 41 anos, foi às lágrimas na tarde deste domingo (6) em frente ao campus da Unip no bairro Swift, em Campinas (SP), um dos locais de prova da 1ª fase do vestibular 2023 da Unicamp. Tudo porque minutos antes o filho conseguiu entrar a tempo para realizar o exame depois de um susto que poderia colocar em risco o sonho de cursar artes visuais: o jovem esqueceu o RG e, com isso, eles fizeram um bate-volta de 70 km entre Americana (SP) e a metrópole de ônibus e precisaram de ajuda para custear os R$ 95 de uma viagem por carro de app.

A mulher contou à reportagem do g1 que tinha receio do filho Vinicius Carvalho Sampaio Bastos, de 17 anos, perder a prova em virtude do esquecimento do documento de identificação. O Vestibular 2023 da Unicamp reúne 61,6 mil candidatos na disputa por 2.540 vagas em 69 cursos de graduação.

A prova com 72 testes começou às 13h e tem cinco horas de duração - veja cobertura em tempo real.

Segundo Rosiane, ela e o filho saíram por volta das 9h de Americana, de transporte público, com objetivo de chegar com antecedência em Campinas. Contudo, no terminal rodoviário da metrópole, perceberam que o RG do havia sido deixado em casa.

"A gente acabou voltando. Ele [filho] disse 'deixa quieto, não vai dar certo', entramos no ônibus. Eu vou tentar mais um pouco, comecei a conversar com meu irmão. Foi aí que ele conseguiu um número de Uber e voltou para mim. 'Você consegue chegar na sua casa até 11h15?' Não sei [respondeu], estou na estrada. Cheguei 11h10 mais ou menos, já veio o carro em dois minutos, fomos ao condomínio, pegamos o documento e voltamos para cá [...] Meu irmão acabou ajudando, a gente não teria esse valor", ressaltou. O adolescente chegou ao local de prova a 30 minutos para fechamento dos portões.

A babá explicou que vai ficar no local de prova até o término da avaliação.

A avaliação ocorre em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Ao todo são 1,7 mil salas de provas, informou a Unicamp.

Em Campinas, os maiores locais de aplicação do exame são o campus I da PUC-Campinas, que reúne 3,3 mil estudantes, e o campus II da Unip, onde realizam a prova 2,8 mil candidatos.

A lista de obras literárias obrigatórias no vestibular 2023 é a mesma do exame anterior:

A lista de convocados para a 2ª fase do vestibular será divulgada em 3 de dezembro, informou a Comvest. Já as próximas provas do processo seletivo serão nos dias 11 e 12 - período em meio à realização da Copa do Mundo no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O calendário foi definido de maneira conjunta entre responsáveis pelos vestibulares das universidades públicas de São Paulo, para evitar que datas coincidam e ainda facilitar a participação de candidatos nos exames.

A primeira lista de aprovados será divulgada em fevereiro de 2023, com matrícula on-line entre os dias 7 e 9. O semestre letivo começa no mês de março e a Unicamp prevê até oito chamadas.

💥️LEIA MAIS

O que você está lendo é [Mãe faz bate-volta de 70 km após RG esquecido e se emociona com chegada de filho a minutos da 1ª fase da Unicamp 2023: '].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...