Horário de verão: 66% são a favor, segundo enquete informal no perfil de Lula no Twitter
A enquete informal no perfil do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Twitter, apontou que 66,2% são favoráveis à volta do horário de verão. Responderam que são contra 33,8%. 2,3 milhões de pessoas votaram.
A enquete foi lançada nesta segunda (7) e encerrada nesta terça-feira (8). A equipe do presidente eleito informou que se trata de uma consulta sem valor oficial. Uma eventual decisão para retomar o horário de verão passaria por outras etapas, como consulta a técnicos e economistas.
O horário de verão foi encerrado em abril de 2023, pelo presidente Jair Bolsonaro, derrotado por Lula no segundo turno da eleição.
Bolsonaro justificou que o horário de verão afetava negativamente o relógio biológico da população e não contribuía para economizar energia elétrica.
A ideia do horário de verão é adiantar o relógio em uma hora para evitar, nos meses de maior calor e maior duração da luz do sol, sobrecarga do sistema de energia elétrica nos horários de pico.
O horário de verão estreou no Brasil no verão de 1931 e vigorou até março de 1932. Nos verões seguintes, a medida foi adotada em alguns períodos: entre 1949 e 1953; 1963 e 1968; e, por fim, entre 1985 e 2023.
Na última sexta (4), o vice-presidente eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin (PSB), respondeu a um pedido do ator Bruno Gagliasso sobre o tema. Gagliasso havia pedido a Alckmin que incluísse “a volta do horário de verão no plano de transição”. "Horário de verão é o Brasil feliz de novo", escreveu.
Com emojis, o ex-governador de São Paulo respondeu: "Anotado".
Até o momento, não há anúncio oficial da equipe de transição sobre o tema.
O que você está lendo é [Horário de verão: 66% são a favor, segundo enquete informal no perfil de Lula no Twitter].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments