Unicamp anula questão de geografia por 'ambiguidade do enunciado'; entenda explicação
1ª fase do Vestibular da Unicamp acontece neste domingo (6) — Foto: Leandro Ferreira
A Unicamp anunciou, nesta quarta-feira (9), que decidiu anular uma questão da prova de geografia do vestibular 2023, que teve a primeira fase realizada no domingo (6), por "ambuidade do enunciado". Todos os candidatos vão receber um ponto pela pergunta. O gabarito oficial foi divulgado na terça (8).
A questão anulada é a número 23 da prova Q. De acordo com a Comvest, que organiza o vestibular da Unicamp, a pergunta, que tratava da subsidência - uma espécie de colapso em uma superfície - em Maceió, apresentou dúvidas em relação à sua formulação. Acesse a prova aqui.
Veja gabarito oficialConfira resposta da Unicamp sobre questão polêmica
💥️Veja abaixo a argumentação completa da Unicamp para anular a questão:
Na terça-feira, quando divulgou o gabarito oficial, a Unicamp decidiu manter uma questão de português sobre Stella do Patrocínio. A pergunta teve questionamentos de cursinhos, que apontaram não haver uma resposta correta, mas a instituição argumentou e determinou a alternativa D como correta. Confira a explicação.
A prova com 💥️72 questões de múltipla escolha foi realizada por 💥️56,6 mil candidatos no domingo (6). A universidade oferece💥️ 💥️2.540 vagas em 💥️69 cursos e o índice de abstenção foi de 8,14%, informou a comissão organizadora (Comvest). A lista de aprovados para a 2ª fase sai em 3 de dezembro.
💥️Conteúdo da prova (questões)
A avaliação seguiu o modelo da edição anterior do vestibular e foi aplicada em 31 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
A Unicamp manteve a tradição de estabelecer diálogos entre conteúdos do ensino médio e assuntos do cotidiano na 1ª fase do Vestibular 2023 ao abordar temas como transfeminismo, a presença do cristianismo em comunidades periféricas e o uso de selfies e linguagens da internet como recursos de comunicação. Confira aqui a lista de assuntos e a repercussão com estudantes.
Além disso, o exame percorreu assuntos como resistência à ditadura no Brasil, pandemia, saúde mental - uso de manicômios e hospícios no país, reservas extrativistas e Amazônia, além do uso de armas e massacres registrados em países como Canadá e Estados Unidos.
2 de 2 Estudantes se dirigem para a sala de prova na primeira fase da Unicamp em Campinas no Vestibular 2023 — Foto: Leandro Ferreira/g1Estudantes se dirigem para a sala de prova na primeira fase da Unicamp em Campinas no Vestibular 2023 — Foto: Leandro Ferreira/g1
As próximas provas do processo seletivo serão nos dias 11 e 12 de dezembro - período em meio à realização da Copa do Mundo no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. O calendário foi definido de maneira conjunta entre responsáveis pelos vestibulares das universidades públicas de São Paulo, para evitar que datas coincidam e ainda facilitar a participação de candidatos nos exames.
A primeira lista de aprovados será divulgada em fevereiro de 2023, com matrícula on-line entre os dias 7 e 9. O semestre letivo começa no mês de março e a Unicamp prevê até oito chamadas.
💥️LEIA MAIS
💥️VÍDEOS: tudo sobre 💥️Campinas💥️ e região
O que você está lendo é [Unicamp anula questão de geografia por 'ambiguidade do enunciado'; entenda explicação].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments