'Nossa irmãzinha se foi', diz Gilberto Gil sobre Gal Costa

Foi assim que o cantor Gilberto Gil se referiu a Gal Costa, que morreu na manhã desta quarta-feira (9) aos 77 anos, em São Paulo. Ela havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Muito emocionado, o artista relembrou a "voz extraordinária" da amiga, que encantou milhares de fãs ao longo dos 50 anos de carreira.

“Nossa irmãzinha, irmã de tanta gente, uma proximidade maior de Bethânia, de Caetano, de mim mesmo, de tantos outros artistas, colegas com quem ela compartilhou o encanto, o encanto do canto mavioso. O encanto do canto extraordinário que ela tinha, que ela teve. Uma voz extraordinária, uma maneira de cantar toda especial. Isso vai com ela, mas isso fica com a gente. Saudade”, disse o cantor.

Mais cedo, Gil já tinha lamentado a perda de Gal em sua rede social.

"Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha @GalCosta", disse o cantor.

Gal Costa e Gilberto Gil durante show do álbum 'Doces Bárbaros', no Anhembi, em São Paulo, em junho de 1976 — Foto: Solano José/Estadão Conteúdo/Arquivo 1 de 3 Gal Costa e Gilberto Gil durante show do álbum 'Doces Bárbaros', no Anhembi, em São Paulo, em junho de 1976 — Foto: Solano José/Estadão Conteúdo/Arquivo

Gal Costa e Gilberto Gil durante show do álbum 'Doces Bárbaros', no Anhembi, em São Paulo, em junho de 1976 — Foto: Solano José/Estadão Conteúdo/Arquivo

Outra cantora que se manifestou nas redes sociais foi Pitty, que já gravou com a artista.

Outra cantora que se manifestou nas redes sociais foi Pitty, que já gravou com a artista. — Foto: Reprodução/Redes Sociais 2 de 3 Outra cantora que se manifestou nas redes sociais foi Pitty, que já gravou com a artista. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Outra cantora que se manifestou nas redes sociais foi Pitty, que já gravou com a artista. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira.

Foram 57 anos de carreira iniciada em 1965 quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou "Eu vim da Bahia", samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.

Gal Costa após entrevista em São Paulo em agosto de 2005 — Foto: Eduardo Nicolau/Estadão Conteúdo/Arquivo 3 de 3 Gal Costa após entrevista em São Paulo em agosto de 2005 — Foto: Eduardo Nicolau/Estadão Conteúdo/Arquivo

Gal Costa após entrevista em São Paulo em agosto de 2005 — Foto: Eduardo Nicolau/Estadão Conteúdo/Arquivo

Ela estava em turnê com o show "As várias pontas de uma estrela", no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. "Açaí", "Nada mais", "Sorte" e "Lua de mel" são algumas das músicas do repertório.

Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.

Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.

O que você está lendo é ['Nossa irmãzinha se foi', diz Gilberto Gil sobre Gal Costa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...