Republicanos se aproximam do controle da Câmara: veja destaques das eleições nos EUA até agora

Pôsters políticos são vistos no dia seguinte às eleições de meio de mandato na Filadélfia, Pensilvânia, EUA, 9 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Rachel Wisniewski 1 de 5 Pôsters políticos são vistos no dia seguinte às eleições de meio de mandato na Filadélfia, Pensilvânia, EUA, 9 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Rachel Wisniewski

Pôsters políticos são vistos no dia seguinte às eleições de meio de mandato na Filadélfia, Pensilvânia, EUA, 9 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Rachel Wisniewski

Parte dos resultados das eleições de meio de mandato, nos Estados Unidos, já foram divulgados, após as urnas serem fechadas na terça-feira (8). Confira alguns destaques das eleições:

O Partido Republicano se aproxima de uma vitória, ainda que apertada, na Câmara dos Deputados nos Estados Unidos , segundo projeções do resultado das eleições.

A contagem dos votos, manual, ainda não foi concluída. Mas, segundo as projeções da agência de notícias Associated Press, que faz uma apuração própria baseada nos resultados de cada estado, os republicanos já conquistaram 209 assentos na Câmara, contra 189 dos democratas — é preciso ter 218 cadeiras para alcançar a maioria na Casa.

Para o Senado, os republicanos têm 49 assentos contra 48 dos democratas até agora, também de acordo com a apuração da AP. Apenas três estados ainda não terminaram essa contagem, mas um deles, a Georgia, terá segundo turno por conta de empate entre os dois candidatos.

Com diploma de mestrado de Harvard, John Fetterman foi eleito senador pelo estado da Pensilvânia. Ele é casado com Gisele Fetterman, uma brasileira que teve papel central na campanha do marido.

Brasileira nascida na Tijuca, no Rio de Janeiro, Gisele nunca escondeu que viveu por 15 anos como imigrante ilegal nos EUA até obter seu (o visto de residência) em 2005 e sua cidadania em 2009. Em 2018, quando Fetterman foi eleito vice-governador, a brasileira fixou uma postagem em seu perfil no Twitter: "Pensilvânia, sua vice-primeira-dama é uma ex-imigrante ilegal. Obrigada".

A eleição de Fetterman é uma vitória-chave para os democratas na disputa pelo Senado em uma eleição em que o desequilíbrio entre democratas e republicanos na Casa pode definir o futuro do governo do presidente Joe Biden. Foi também uma vitória histórica: nenhum democrata conseguia ocupar a cadeira de senador pela Pensilvânia desde 1962.

Joe Biden durante entrevista coletiva, em 9 de novembro de 2022 — Foto: Tom Brenner/Reuters 2 de 5 Joe Biden durante entrevista coletiva, em 9 de novembro de 2022 — Foto: Tom Brenner/Reuters

Joe Biden durante entrevista coletiva, em 9 de novembro de 2022 — Foto: Tom Brenner/Reuters

Joe Biden, o presidente dos Estados Unidos, afirmou na quarta-feira (9) que o resultado mais chamativo das eleições de meio de mandato é que a "grande onda vermelha" (ou seja, uma vitória significativa do Partido Republicano nas urnas), que era esperado, não aconteceu.

Biden disse que o Partido Democrata perdeu poucos assentos e que ainda há uma chance de manter o controle da Casa dos Representantes (a contagem ainda não terminou), e que o resultado vai ser muito apertado. "Os eleitores enviaram uma mensagem clara de que querem preservar nossa democracia", comentou o presidente.

Maura Healey, do Partido Democrata, foi eleita governadora de Massachusetts — Foto: Steven Senne/AP 3 de 5 Maura Healey, do Partido Democrata, foi eleita governadora de Massachusetts — Foto: Steven Senne/AP

Maura Healey, do Partido Democrata, foi eleita governadora de Massachusetts — Foto: Steven Senne/AP

A democrata Maura Healey se tornou a primeira governadora abertamente lésbica eleita nos Estados Unidos. Ela venceu as eleições na na terça-feira (8) ao derrotar o republicano Geoff Diehl, apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, no estado de Massachusetts.

Essas eleições de meio de mandato foram as primeiras da história com candidatos LGBTQ nos 50 estados do país e na capital Washington D.C., a maioria pelo Partido Democrata.

O governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, faz um discurso ao lado sua esposa Casey em Tampa, na Flórida, nos EUA, em 8 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Marco Bello 4 de 5 O governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, faz um discurso ao lado sua esposa Casey em Tampa, na Flórida, nos EUA, em 8 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Marco Bello

O governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, faz um discurso ao lado sua esposa Casey em Tampa, na Flórida, nos EUA, em 8 de novembro de 2022 — Foto: REUTERS/Marco Bello

O governador Ron DeSantis, do Partido Republicano, foi reeleito governador do estado da Flórida. Um Donald Trump 2.0, como alguns dizem, que poderia reconquistar a Casa Branca para os republicanos em 2024.

O ex-presidente dos EUA, que flerta com o retorno à arena política, não gosta da ideia de que o DeSantis concorra à Presidência e resolveu fazer uma advertência ao governador da Flórida. "Acho que estaria cometendo um erro. Creio que a base de eleitores não gostaria disso", declarou o ex-presidente em entrevista à "Fox News" no mesmo dia da eleição, antes da esperada vitória de DeSantis.

"Não sei se ele vai se apresentar como candidato. Acho que se ele concorrer, pode se machucar muito. Eu realmente acho que ele pode se machucar muito", disse Trump.

Maxwell Frost, deputado eleito pelo estado da Flórida — Foto: Lynne Sladky/AP 5 de 5 Maxwell Frost, deputado eleito pelo estado da Flórida — Foto: Lynne Sladky/AP

Maxwell Frost, deputado eleito pelo estado da Flórida — Foto: Lynne Sladky/AP

Maxwell Alejandro Frost, de apenas 25 anos, foi eleito deputado no estado da Flórida. O democrata concorria contra Calvin Wimbish, do Partido Republicano. Ele será o primeiro representante da geração Z no Congresso americano.

A geração Z geralmente se refere àqueles nascidos entre o fim dos anos 1990 e o início dos anos 2010. Para se tornar um membro do Congresso, os candidatos devem ter pelo menos 25 anos de idade.

O que você está lendo é [Republicanos se aproximam do controle da Câmara: veja destaques das eleições nos EUA até agora].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...