Quase 70% das pessoas mortas por letalidade policial no estado de SP eram negras, aponta levantamento

Apesar do número de mortos por letalidade policial ter caído no estado -- desde que policiais militares passaram a usar câmeras nos uniformes -- a maioria de pessoas assassinadas por agentes continua maior entre a população negra. Em 2023, 68,8% das pessoas mortas por policiais eram negras.

Das 209 pessoas mortas em ações policiais no ano passado, 136 eram negras. Em 2023, o número de pessoas negras mortas por agentes era de 63,5%.

Dados de letalidade policial entre pessoas negras no estado de SP. — Foto: Reprodução/ Tv Globo 1 de 1 Dados de letalidade policial entre pessoas negras no estado de SP. — Foto: Reprodução/ Tv Globo

Dados de letalidade policial entre pessoas negras no estado de SP. — Foto: Reprodução/ Tv Globo

Na capital, o percentual de vítimas negras chega a 76%. Os dados foram analisados pela Rede Observatórios de Segurança, que identificou que, das 10 cidades com mais mortes por intervenção policial no estado, 7 estão na região metropolitana, entre elas:

Segundo dados do IBGE, no ano passado, as pessoas autodeclaradas negras – que é a soma de pretas e pardas – representavam 35% dos cidadãos de São Paulo.

Ainda segundo especialistas, nem todos os boletins de ocorrência estão registrando a cor da vítima, o que pode aumentar o percentual.

O levantamento também apontou os bairros que mais registraram esse tipo de morte na capital. No Jardim São Luís, na Zona Sul, foram 7 , seguido por Guaianases, na Zona Leste, que também registrou 7 mortes.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirmou que as mortes por intervenção policial caíram 63% nos últimos quatro anos. Para isso, a pasta usa como referência os primeiros nove meses do ano.

Segundo a pasta, esse é o menor índice desde 2001.

O que você está lendo é [Quase 70% das pessoas mortas por letalidade policial no estado de SP eram negras, aponta levantamento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...