Rio tem guia de gastronomia preta com bares e restaurantes que se destacam com receitas históricas

Rio de Janeiro tem guia de gastronomia preta com bares e restaurantes que preservam a história — Foto: Reprodução/ TV Globo 1 de 2 Rio de Janeiro tem guia de gastronomia preta com bares e restaurantes que preservam a história — Foto: Reprodução/ TV Globo

Rio de Janeiro tem guia de gastronomia preta com bares e restaurantes que preservam a história — Foto: Reprodução/ TV Globo

O Rio de Janeiro conta com um guia de gastronomia preta com restaurantes que destacam a riqueza histórica trazida pelos alimentos. No domingo (20), Dia da Consciência Negra, os estabelecimentos terão celebração especial em vários restaurantes do circuito. O roteiro completo do Guia Zungu está no site do projeto.

O angu, por exemplo, é um dos pratos oferecidos.

"O angu é diretamente uma influência africana da nossa gastronomia e tem uma simbologia muito forte, porque era chamado comida de senzala. Logo a gente vê o que significa de resistência dessa gastronomia. E esse prato durante por muito tempo foi uma comida de populações mais humildes, sendo uma comida mais barata e com muitas propriedades. Inclusive, o angu é utilizado no fortalecimento da imunidade", afirmou Maju Ferreira, cozinheira e proprietária da Kaza 123, que fica em Vila Isabel.

O bairro, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é um dos que conta com estabelecimentos que destacam a influência da cultura negra. São mais de 20 locais em todas as áreas da cidade.

A herança cultural é um dos destaques, como no Dida Bar e Restaurante, na Praça da Bandeira.

“Minha mãe, há mais de 30 anos atrás, já fazia a gastronomia, com principalmente afeto, pois muitas pessoas a procuravam pelo sorriso dela, pela conversa, pelos remédios”, disse Dida Nascimento, chef e empresária.

O restaurante é administrado por toda a família.

"A ideia foi por conta da necessidade que a gente tinha de se aquilombar e ser uma rede de empresas consolidada trocando conhecimento, trocando experiências, trocando saberes e trocando clientes", afirmou o empresário Matheus Trindade, filho de Dida.

Maju Ferreira, cozinheira e proprietária da Kaza 123, em Vila Isabel — Foto: Reprodução/ TV Globo 2 de 2 Maju Ferreira, cozinheira e proprietária da Kaza 123, em Vila Isabel — Foto: Reprodução/ TV Globo

Maju Ferreira, cozinheira e proprietária da Kaza 123, em Vila Isabel — Foto: Reprodução/ TV Globo

O que você está lendo é [Rio tem guia de gastronomia preta com bares e restaurantes que se destacam com receitas históricas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...