73% dos paulistanos acreditam que racismo é problema central na cidade, aponta pesquisa

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Nossa SP, 73% do moradores da capital paulista acreditam que o racismo é um problema central da cidade. A percepção sobre preconceito e discriminação contra a população negra também aumentou entre os moradores e chegou em seu maior nível desde 2023.

Os dados foram obtidos com exclusividade pelo 💥️SP1.

A pesquisa entrevistou 800 moradores da cidade com 16 anos ou mais, entre 8 e 26 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Dentre os negros, 76% acreditam que o preconceito é um problema central na cidade. Entre os brancos, o número chega em 71%.

A percepção geral de racismo também aumentou. A pesquisa criou um índice - em uma escala que varia de 0 a 1, para medir a percepção de racismo - a partir de questões sobre a diferença de tratamento entre brancos e negros no atendimento e acesso a locais e serviços da cidade. Quanto mais próximo de 1, maior a percepção de que haja racismo.

Em 2023, o índice era de 0,59. Em 2023 e 2023, com a pandemia, ele cresceu e neste ano, chegou em 0,76.

Percepção de racismo na cidade de SP. — Foto: Reprodução/ Tv Globo 1 de 2 Percepção de racismo na cidade de SP. — Foto: Reprodução/ Tv Globo

Percepção de racismo na cidade de SP. — Foto: Reprodução/ Tv Globo

A pesquisa também avaliou novamente a percepção de discriminação em dez ambientes. O maior percentual de quem percebe a discriminação é observado em shoppings e comércios, seguido por ruas e espaços públicos e transporte público.

Em relação a 2023, a percepção de discriminação caiu em shoppings e comércios, ruas e espaços públicos, no transporte público, escola/faculdade e em hospitais. Mas aumentou nos locais de trabalho, no local onde mora e em ambiente familiar.

Dados Rede Nossa SP. — Foto: Divulgação 2 de 2 Dados Rede Nossa SP. — Foto: Divulgação

Dados Rede Nossa SP. — Foto: Divulgação

Mais uma vez, paulistanos que se autodeclaram pretos e pardos continuam com uma percepção mais acentuada sobre a diferença de tratamento em todos os locais pesquisados, com destaque para hospitais e postos de saúde e o local onde moram.

80% dos entrevistados acredita que o racismo prejudica o desenvolvimento da cidade e 73% acredita que aumentar a representatividade das pessoas negras na política e nos cargos de poder contribui para diminuir as desigualdades estruturais.

Segundo a pesquisa, moradores da região sul da capital são os que mais disseram sentir o racismo, enquanto os da região norte responderam que sentem numa proporção menor.

O que você está lendo é [73% dos paulistanos acreditam que racismo é problema central na cidade, aponta pesquisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...