Enem 2022: Prevenidos, estudantes levam de água a papel higiênico no 2º dia de provas em Belém

Milhares de pessoas voltaram às locais de provas neste domingo (20), segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as questões de matemática e ciências da natureza. Prevenidos, muitos chegaram cedo para não perder o horário e levaram mais de uma caneta, além da tradicional garrafinha de água e lanche. Um dos estudantes até levou toalha e papel higiênico.

No Instituto Federal do Pará (IFPA) uma fila se formou de alunos à espera da abertura do portão em Belém - veja no vídeo acima. No entanto, teve quem perdeu o horário da prova e atribuiu o atraso aos poucos horários do transporte coletivo no domingo.

ENEM 2022 -domingo (20) em Belém (PA) Estudantes fazem fila para abertura do portão em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA) — Foto: Marcus Passos/g1 1 de 7 ENEM 2022 -domingo (20) em Belém (PA) Estudantes fazem fila para abertura do portão em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA) — Foto: Marcus Passos/g1

ENEM 2022 -domingo (20) em Belém (PA) Estudantes fazem fila para abertura do portão em frente ao Instituto Federal do Pará (IFPA) — Foto: Marcus Passos/g1

Marcos Neto, de 22 anos e Isabele Pinheiro, de 18 anos, chegaram antes das 11h no ponto de ônibus em Ananindeua. Após notarem a demora do coletivo, chamaram um carro por aplicativo, mesmo assim chagaram ao IFPA, em Belém, às 13h05, e os portões já tinham fechado. Segundo eles, mesmo de ônibus conseguiram chegar cedo no primeiro dia de provas.

Marcos é professor de redação e estava fazendo Enem por experiência de trabalho. Isabele já foi aprovada em química na UFPA e estava fazendo a prova para cursar farmácia. Porém, seu sonho é cursar medicina.

Já Michel Silva, de 19 anos, e Ana Santos, 18 anos, não se conheciam e esperaram juntos até poder entrar no local de prova. Eles chegaram às 10h20 na Escola Augusto Meira em Belém, mesmo os portões só abrindo às 12h.

Numa sacolinha plástica, ele carregou um "kit sobrevivência": 💥️biscoito, água, guarda-chuva e até toalha e papel higiênico.

Enem 2022 em Belém - domingo (20): Michel Silva e Ana Santos não se conheciam e esperaram juntos até poder entrar no local de prova: Prevenido, ele levou biscoito, água e até toalha e papel higiênico: 'é por prevenção', disse — Foto: Marcus Passos/g1 2 de 7 Enem 2022 em Belém - domingo (20): Michel Silva e Ana Santos não se conheciam e esperaram juntos até poder entrar no local de prova: Prevenido, ele levou biscoito, água e até toalha e papel higiênico: 'é por prevenção', disse — Foto: Marcus Passos/g1

Enem 2022 em Belém - domingo (20): Michel Silva e Ana Santos não se conheciam e esperaram juntos até poder entrar no local de prova: Prevenido, ele levou biscoito, água e até toalha e papel higiênico: 'é por prevenção', disse — Foto: Marcus Passos/g1

Ana realiza a prova pela primeira vez por teste. Ela achou a primeira prova difícil e quer um curso na área de TI. "Sempre chego cedo aos compromissos", afirmou sobre ter chegado 1h40 antes de os portões abrirem.

Mais tranquila para a realização da prova, a aposentada Socorro Jucá, de 58 anos, levou duas canetas pretas e também chegou antes da aertura dos portões no colégio Lauro Sodré. Ela é pedagoga, mas não quer parar de estudar. Fez Enem 2023 e foi aprovada em Letas na Uepa e agora quer medicina.

Enem 2022 domingo 20: Colégio Estadual Lauro Sodré em Belém (PA): Aposentada, Socorro Jucá é pedagoga, mas não quer parar de estudar. Fez Enem 2023 e foi aprovada em Letas na Uepa. Agora quer medicina — Foto: Fábia Sepeda/TV Liberal 3 de 7 Enem 2022 domingo 20: Colégio Estadual Lauro Sodré em Belém (PA): Aposentada, Socorro Jucá é pedagoga, mas não quer parar de estudar. Fez Enem 2023 e foi aprovada em Letas na Uepa. Agora quer medicina — Foto: Fábia Sepeda/TV Liberal

Enem 2022 domingo 20: Colégio Estadual Lauro Sodré em Belém (PA): Aposentada, Socorro Jucá é pedagoga, mas não quer parar de estudar. Fez Enem 2023 e foi aprovada em Letas na Uepa. Agora quer medicina — Foto: Fábia Sepeda/TV Liberal

Layra Fernanda, 24 anos, mora no bairro Sideral. Técnica em Enfermagem, ela faz Enem pela terceira vez e quer cursar algum curso da área da saúde. Ela também chegou cedo.

“Essa sensação psicológica de chegar atrasada eu não gosto. Parece que a prova começa errado e termina errado. Vejo isso no meu dia a dia. Outro coisa que fez chegar cedo é para não aparece na TV. Mas a questão psicóloga é o motivo principal”, afirmou.

Enem 2022 domingo (20) em Belém: Layra Fernanda chegou cedo para fazer Enem pela terceira vez — Foto: Marcus Passos/g1 4 de 7 Enem 2022 domingo (20) em Belém: Layra Fernanda chegou cedo para fazer Enem pela terceira vez — Foto: Marcus Passos/g1

Enem 2022 domingo (20) em Belém: Layra Fernanda chegou cedo para fazer Enem pela terceira vez — Foto: Marcus Passos/g1

O vendedor Orlando Lopes, de 18 anos, achou que as vendas estavam mais fracas neste domingo que no primeiro dia de provas. "Achou que o pessoal faltou mais. Vendo água e caneta", disse.

Enem 2022 em Belém: Vendedor ambulante de canetas e água vendeu pouco no segundo dia de provas do enem — Foto: Marcus Passos/g1 5 de 7 Enem 2022 em Belém: Vendedor ambulante de canetas e água vendeu pouco no segundo dia de provas do enem — Foto: Marcus Passos/g1

Enem 2022 em Belém: Vendedor ambulante de canetas e água vendeu pouco no segundo dia de provas do enem — Foto: Marcus Passos/g1

Um dos locais com mais estudantes realizando provas é o Instituo Federal de Educação no Pará. Eliana Braga, de 62 anos, mora no bairro Guama em Belém e acompanhou a filha Dhafine até o local.

Enem 2022 em Belém: Mãe e filha juntas em frente ao IFPA — Foto: Marcus Passos/g1 6 de 7 Enem 2022 em Belém: Mãe e filha juntas em frente ao IFPA — Foto: Marcus Passos/g1

Enem 2022 em Belém: Mãe e filha juntas em frente ao IFPA — Foto: Marcus Passos/g1

Emiliane Brandão, de 41 anos, acompanhou a filha de 17 anos para o Primeiro Enem. Assim que o portão abriu, ela entrou correndo. A mãe também estava ansiosa e foi junto para dar apoio.

"Domingo vim com ela e acho que dá uma energia boa. Desejo boa sorte e isso a deixa mais segura"', afirmou a mãe da jovem que quer fazer engenharia civil. Mesmo após a entrada da filha, ela ficou com outros pais em frente ao IFPA até pouco depois do fechamento dos portões.

ENEM 2022 -domingo (20) em Belém (PA): Pais reunidos em frente ao Instituto Federal de Educação do Pará após filhos entrarame para prova — Foto: Marcus Passos/g1 7 de 7 ENEM 2022 -domingo (20) em Belém (PA): Pais reunidos em frente ao Instituto Federal de Educação do Pará após filhos entrarame para prova — Foto: Marcus Passos/g1

ENEM 2022 -domingo (20) em Belém (PA): Pais reunidos em frente ao Instituto Federal de Educação do Pará após filhos entrarame para prova — Foto: Marcus Passos/g1

No Pará, 199,8 mil pessoas se inscreveram para o Enem, que é realizado em 77 das 144 cidades paraenses. Forças de segurança pública estadual e também a Polícia Federal fazem ronda nas áreas de locais de provas.

No Pará, há gratuidade no transporte público para os candidatos. Segundo o governo estadual, o estudante precisava apresentar o cartão de inscrição da prova.

Na capital paraense, os ônibus funcionam nos domingos de prova com horário de dia útil, segundo a prefeitura de Belém. A gratuidade na capital é para quem apresentar o cartão Passe Fácil de meia-passagem.

O que você está lendo é [Enem 2022: Prevenidos, estudantes levam de água a papel higiênico no 2º dia de provas em Belém].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...