Caso Flordelis: entenda como foi o homicídio do pastor Anderson com base no que foi dito no julgamento

Selo home condenados e absolvidos no Caso Flordelis — Foto: arte/g1

Após 14 meses de investigação policial, dois anos de rito processual e seis dias de julgamento, foi possível esclarecer o que aconteceu na noite de 16 de junho de 2023, quando o pastor 💥️Anderson de Carmo, marido da então deputada Flordelis, foi brutalmente assassinado na garagem de casa.

Na sentença lida pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, ela confirma Flordelis como mandante do homicídio triplamente qualificado, imputa a tentativa de homicídio duplamente qualificada, além de uso de documento falso e associação criminosa armada.

Em sua defesa, a ré negou participação no caso e tentou construir uma argumentação de que Anderson do Carmo foi morto por outros membros da família por conta de abusos sexuais e morais que cometia contra os parentes.

A tese não convenceu os jurados, que entenderam que a ex-deputada teve participação no crime e que a motivação foi financeira. Todos os crimes imputados a Flordelis renderam uma pena de mais de 50 anos de prisão, e o farto material de investigação e de depoimentos, a possibilidade de entender como e por que Anderson foi morto.

Pastor Anderson, assassinado, e a mulher Flordelis — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 8 Pastor Anderson, assassinado, e a mulher Flordelis — Foto: Reprodução/TV Globo

Pastor Anderson, assassinado, e a mulher Flordelis — Foto: Reprodução/TV Globo

De acordo com as investigações da 💥️Delegacia de Homicídios de Niterói, e comprovada por laudos médicos, a ideia de matar o pastor Anderson do Carmo teria sido definida 💥️dois anos antes do crime.

A primeira tentativa foi por envenenamento com 💥️arsênio e 💥️cianeto. Foram pelo menos seis tentativas - e idas ao hospital.

Durante o julgamento, o perito 💥️Sami El Jundi, convidado pela defesa dos réus, explicou que o arsênio não tem gosto, é facilmente dissolvido em outras substâncias, e que o cianeto é eliminado quase que imediatamente do organismo. O arsênio só seria detectado em uma exumação se fossem analisadas estruturas com queratina, como unhas e cabelos.

Ela também creditou a tentativa de assassinato a Simone dos Santos, filha de Flordelis.

A magistrada descreve as sucessivas tentativas de envenenamento contra o pastor Anderson. — Foto: Reprodução 2 de 8 A magistrada descreve as sucessivas tentativas de envenenamento contra o pastor Anderson. — Foto: Reprodução

A magistrada descreve as sucessivas tentativas de envenenamento contra o pastor Anderson. — Foto: Reprodução

Após dois anos sem conseguir matar o pastor, de acordo com a investigação, Flordelis teria cooptado os filhos mais próximos para ajudar na empreitada.

💥️Marzy Teixeira, filha afetiva, teria feito pesquisas na internet como "assassino onde achar", "alguém da barra pesada" e "barra pesada online". A neta 💥️Rayane dos Santos também teria tentado achar alguém para o crime.

Sem sucesso, passaram a tentar convencer💥️ Lucas dos Santos, outro filho afetivo e que tinha envolvimento com o tráfico, a cometer o assassinato. Lucas não topou, mas se propôs a conseguir a arma do crime. Os tiros foram dados por 💥️Flávio dos Santos, filho biológico de Flordelis.

Lucas do Santos nas imagens das câmeras de segurança — Foto: Reprodução 3 de 8 Lucas do Santos nas imagens das câmeras de segurança — Foto: Reprodução

Lucas do Santos nas imagens das câmeras de segurança — Foto: Reprodução

Flávio dos Santos deixando o local depois da morte do padrasto — Foto: Reprodução 4 de 8 Flávio dos Santos deixando o local depois da morte do padrasto — Foto: Reprodução

Flávio dos Santos deixando o local depois da morte do padrasto — Foto: Reprodução

Com base no laudo da perícia, a sentença descreve em detalhes o nível de brutalidade do assassinato do pastor Anderson do Carmo. — Foto: Reprodução 5 de 8 Com base no laudo da perícia, a sentença descreve em detalhes o nível de brutalidade do assassinato do pastor Anderson do Carmo. — Foto: Reprodução

Com base no laudo da perícia, a sentença descreve em detalhes o nível de brutalidade do assassinato do pastor Anderson do Carmo. — Foto: Reprodução

Na sentença, a juíza destaca a ingratidão por parte de Flordelis. Para a magistrada, a condenada ignorou a importância que Anderson para que ela atingisse o sucesso profissional que conseguiu alcançar.

Na sentença, a magistrada enfatiza que o crime se torna ainda pior quando se considera a importância de Anderson na trajetória de Flordelis. — Foto: Reprodução 6 de 8 Na sentença, a magistrada enfatiza que o crime se torna ainda pior quando se considera a importância de Anderson na trajetória de Flordelis. — Foto: Reprodução

Na sentença, a magistrada enfatiza que o crime se torna ainda pior quando se considera a importância de Anderson na trajetória de Flordelis. — Foto: Reprodução

Flordelis no banco dos réus, no primeiro dia de julgamento — Foto: Brunno Dantas/TJRJ 7 de 8 Flordelis no banco dos réus, no primeiro dia de julgamento — Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Flordelis no banco dos réus, no primeiro dia de julgamento — Foto: Brunno Dantas/TJRJ

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Flordelis foi a responsável por planejar o homicídio do marido, o pastor Anderson do Carmo, além de ter convencido o executor direto e demais acusados a participarem do crime sob a simulação de ter ocorrido um latrocínio, tendo ainda financiado a compra da arma e avisado sobre a chegada da vítima no local em que foi executado.

Ainda de acordo com as investigações apontadas na denúncia, o💥💥crime teria sido motivado porque Anderson💥mantinha controle das finanças familiares e administrava os conflitos de forma rígida, não permitindo tratamento privilegiado às pessoas mais próximas da ex-deputada em detrimento de outros membros da família.

Flordelis foi denunciada em agosto de 2023 pelo Ministério Público. Segundo a denúncia, Flávio, em conluio com Flordelis e outros denunciados, atirou diversas vezes contra Anderson na madrugada do dia 16 de junho de 2023, na casa da ex-deputada.

Flordelis é condenada a 50 anos de prisão pela morte do pastor Anderson do Carmo — Foto: Henrique Coelho / g1 8 de 8 Flordelis é condenada a 50 anos de prisão pela morte do pastor Anderson do Carmo — Foto: Henrique Coelho / g1

Flordelis é condenada a 50 anos de prisão pela morte do pastor Anderson do Carmo — Foto: Henrique Coelho / g1

Em novembro de 2023,💥️ Flávio dos Santos Rodrigues, um dos filhos de Flordelis, foi condenado a 33 anos, 2 meses e 20 dias de prisão em regime inicialmente fechado por homicídio triplamente qualificado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada.

Já 💥️Lucas Cézar dos Santos Souza, apontado por comprar a arma do crime, foi condenado na mesma ocasião a sete anos e meio por homicídio triplamente qualificado. Sua pena foi reduzida por ter colaborado com as investigações.

A Promotoria também apontou as tentativas de homicídio anteriores ao fato consumado, pela administração de veneno na comida e bebida da vítima, ao menos seis vezes, sem sucesso.

“Depois de seis longos dias de julgamento, o Ministério Público está satisfeito com as condenações das rés Flordelis e Simone. Com o reconhecimento da responsabilidade penal das rés pelos fatos gravíssimos, foi feita justiça, bem como honrada a vida e a memória da vítima Anderson”, disse a promotora de Justiça Mariáh Soares da Paixão, da Promotoria de Justiça Junto à 3ª Vara Criminal de Niterói.

O que você está lendo é [Caso Flordelis: entenda como foi o homicídio do pastor Anderson com base no que foi dito no julgamento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...