Enem 2022: depois da 'maratona' de provas, desafio de candidatos é encarar ansiedade para esperar notas

Com o fim do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes que fizeram os testes no Recife, agora, dizem que será preciso controlar a ansiedade para esperar as notas. Elas serão usadas para tentar ingressar no ensino superior (💥️veja vídeo acima).

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

"Estou bastante ansiosa. Ano passado, fiz só por experiência e tirei 820 na redação. E eu nem tinha parado para estudar. Me surpreendi comigo mesma. Agora, espero uma nota maior", disse Letícia Santana da Silva, de 20 anos, que quer cursar administração.

Segundo Letícia, a maior dificuldade na prova deste domingo (20) foi a prova de física. No geral, porém, ela afirma ter ficado feliz por ter sido capaz de responder várias questões.

Letícia Santana da Silva, que fez o Enem no Recife, disse estar bastante ansiosa com resultado — Foto: Paulo Veras/g1 1 de 7 Letícia Santana da Silva, que fez o Enem no Recife, disse estar bastante ansiosa com resultado — Foto: Paulo Veras/g1

Letícia Santana da Silva, que fez o Enem no Recife, disse estar bastante ansiosa com resultado — Foto: Paulo Veras/g1

Quem também quer muito ver o resultado é Luiz Fernando Souza Jr., de 26 anos, que deseja migrar para a área de análise e desenvolvimento de sistemas. "A expectativa é bastante grande. Acho que, este ano, foi uma das minhas melhores provas", explica.

Para ele, a prova estava um pouco complicada, com "cascas de banana" nas questões de química e biologia. "Se você não lesse com atenção, errava com facilidade. Mas deu para desenrolar bastante", afirmou.

Luiz Fernando gostou das perguntas de matemática que exigiam raciocínio lógico. "Bastante ler com a atenção que, às vezes, a própria questão dava a resposta", comentou. Do lado negativo, teve um "branco" em alguns dos assuntos de física.

💥️LEIA TAMBÉM:

Luan Vinícius de Oliveira, de 19 anos, disse que estava esperando uma prova mais difícil. "Principalmente matemática e química. Achei que me sairia mal em química, mas me saí bem", comemorou.

O jovem diz que vai adotar uma técnica para tentar não ficar nervoso com a expectativa da nota. "Sou uma pessoa extremamente ansiosa. Então, vou viver um dia de cada vez, sem tentar pensar nisso, para não ficar ansioso", adiantou.

Fazendo seu terceiro Enem, Juan Cabral Rodrigues, de 21 anos, disse que o fato de ter prestado o exame outras vezes o ajudou a ficar mais calmo. "Desta vez, eu estava mais tranquilo", avaliou. Ele quer cursar psicologia ou design gráfico.

Para ele, o final da prova de matemática foi a melhor parte, pois a série de imagens deveria ser analisada visualmente, sem a necessidade de fazer cálculos.

"Achei essa prova bastante equilibrada. Não precisou de tantas coisas complexas. O básico mesmo do ensino médio estava ali: densidade, tempo, gravidade", resumiu.

Carlos Manoel da Silva Jr. seguiu dica de professores ao fazer o Enem 2022 no Recife — Foto: Paulo Veras/g1 2 de 7 Carlos Manoel da Silva Jr. seguiu dica de professores ao fazer o Enem 2022 no Recife — Foto: Paulo Veras/g1

Carlos Manoel da Silva Jr. seguiu dica de professores ao fazer o Enem 2022 no Recife — Foto: Paulo Veras/g1

Para Carlos Manoel da Silva Jr., de 17 anos, a prova foi complicada. "Mas segui algumas dicas dos meus professores e consegui fazer", disse. Ele informou que buscou a ajuda de docentes da escola enquanto se preparava para o exame.

O jovem, que deseja estudar ciência da computação, disse ter se saído melhor na prova de química. "Química era uma matéria que eu precisava recuperar o que eu perdi. Na pandemia, perdi o primeiro e o segundo anos. Então, estudei bastante", afirmou.

Maria Antônia Aguiar, de 19 anos, fez o Enem pela segunda vez, porque quer cursar psicologia. Ela achou a prova boa. Os pontos altos foram química e biologia. O desafio foi física.

"Foi uma prova bem complexa, cansativa por causa dos textos, mas deu para desenrolar bem", lembra a jovem, que fez um curso gratuito para se preparar para o exame.

No Recife, Lucas Silva de Oliveira aprovou pergunta sobre a Covid-19 no Enem 2022 — Foto: Paulo Veras/g1 3 de 7 No Recife, Lucas Silva de Oliveira aprovou pergunta sobre a Covid-19 no Enem 2022 — Foto: Paulo Veras/g1

No Recife, Lucas Silva de Oliveira aprovou pergunta sobre a Covid-19 no Enem 2022 — Foto: Paulo Veras/g1

Buscando uma graduação em enfermagem, Lucas Silva de Oliveira, de 22 anos, disse ter se deparado com algumas questões "chatinhas". Em biologia, ele comemorou perguntas que envolviam doenças e pessoas, como uma questão que citava a pandemia de Covid-19.

"As questões de biologia foram mais fáceis do que as de matemática. Querendo ou não, tem um pouco a ver com o curso que eu quero fazer. Na questão de enfermagem tem também contas e cálculos, só que não desse jeito assim", disse o rapaz.

Pablo Rodrigo gostou de questões mais objetivas na prova, ao fazer o Enem 2022 no Recife — Foto: Paulo Veras/g1 4 de 7 Pablo Rodrigo gostou de questões mais objetivas na prova, ao fazer o Enem 2022 no Recife — Foto: Paulo Veras/g1

Pablo Rodrigo gostou de questões mais objetivas na prova, ao fazer o Enem 2022 no Recife — Foto: Paulo Veras/g1

Mesmo dizendo não ser uma pessoa de exatas, Pablo Rodrigo, de 20 anos, achou a prova deste domingo boa por ter perguntas bem diretas. "Matemática estava mais fácil. Em química, eu sempre tive mais dificuldade", exemplificou.

Natália Fernanda da Silva, que fez o Enem 2022 no Recife, estava com medo da prova de exatas — Foto: Paulo Veras/g1 5 de 7 Natália Fernanda da Silva, que fez o Enem 2022 no Recife, estava com medo da prova de exatas — Foto: Paulo Veras/g1

Natália Fernanda da Silva, que fez o Enem 2022 no Recife, estava com medo da prova de exatas — Foto: Paulo Veras/g1

Jovens que ainda não estão no final do ensino médio e fizeram a prova apenas para agregar experiência disseram terem ficado felizes com o resultado.

"Eu acho que é muito importante a gente saber como é que vai ser lá no terceiro ano. Chegar e não ser uma coisa totalmente nova. Para ajudar a relaxar, quando for para valer", argumenta Natália Fernanda da Silva, de 16 anos, que sonha em cursar psicologia.

Para ela, as provas de química, biologia e matemática foram boas, mas tinham questões de físicas que ela não conseguiu fazer.

"Tinha algumas coisas que eu não vi ainda. Mas achei algumas questões até fáceis. Eu estava com medo porque sou de humanas, mas até que eu consegui resolver bem", explicou.

Para Rafael Moura de Lima, que fez o Enem 2022 no Recife, concentração é desafio para próxima prova — Foto: Paulo Veras/g1 6 de 7 Para Rafael Moura de Lima, que fez o Enem 2022 no Recife, concentração é desafio para próxima prova — Foto: Paulo Veras/g1

Para Rafael Moura de Lima, que fez o Enem 2022 no Recife, concentração é desafio para próxima prova — Foto: Paulo Veras/g1

Quem também disse ter se deparado com muitos assuntos que ainda não estudou em sala de aula foi Rafael Moura de Lima, de 17 anos.

"A prova foi relativamente fácil, assim. Agora, ela tem muito texto que você acaba se perdendo assim. E tem alguns assuntos que eu nunca vi, porque não estou no terceiro ano", afirmou.

No próximo ano, o rapaz vai tentar ser aprovado em medicina. Entre os aprendizados, ele disse que precisa trabalhar a concentração. "Um problema que eu enfrento bastante ao longo da minha vida", lembra.

Para Evelyn Gomes da Silva, prova de matemática do Enem 2022 no Recife tinha questões óbvias — Foto: Paulo Veras/g1 7 de 7 Para Evelyn Gomes da Silva, prova de matemática do Enem 2022 no Recife tinha questões óbvias — Foto: Paulo Veras/g1

Para Evelyn Gomes da Silva, prova de matemática do Enem 2022 no Recife tinha questões óbvias — Foto: Paulo Veras/g1

Evelyn Gomes da Silva, de 16 anos, pretende se formar em educação física ou fisioterapia. "Tentei fazer um pouquinho da prova de matemática. Consegui fazer 70% das questões. Mas química, física e biologia eu não fiz de jeito nenhum", contou.

Para ela, que fez o Enem como treino buscando se preparar para o futuro, a prova de matemática tinha algumas questões cuja resposta era óbvia. "Era só colocar a cabeça para funcionar, que dava para fazer", argumentou.

O que você está lendo é [Enem 2022: depois da 'maratona' de provas, desafio de candidatos é encarar ansiedade para esperar notas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...