Leucoplasia: entenda o que é lesão que fez Lula passar por cirurgia

COP 27 - Lula fala durante evento com governadores da Amazônia Legal — Foto: JOSEPH EID / AFP 1 de 2 COP 27 - Lula fala durante evento com governadores da Amazônia Legal — Foto: JOSEPH EID / AFP

COP 27 - Lula fala durante evento com governadores da Amazônia Legal — Foto: JOSEPH EID / AFP

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, deu entrada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no último domingo (20), para a realizar a retirada de uma leucoplasia na prega vocal esquerda.

Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram

Lula teve alta nesta segunda-feira (21) de manhã e passa bem. Ele foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Dr. Roberto Kalil Filho, cardiologista do presidente eleito, além de Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski.

"Leucoplasia é uma lesão branca na superfície da prega vocal que não pode ser definida por nenhuma doença", explica Adriana Hachiya, vice-presidente da Academia de Laringologia e Voz (ABLV) e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

A lesão pode ser causada por quadros inflamatórios causados por laringites infecciosas, refluxo ou abuso vocal, ou também ser a manifestação inicial de um câncer da laringe.

Em 2011, Lula foi diagnosticado com um tumor na laringe. No ano seguinte, os médicos anunciaram a "remissão completa do câncer".

Em nota, a equipe médica que acompanhou Lula informou que o procedimento mostrou "ausência de neoplasia". 💥

💥️LEIA TAMBÉM

Lula com Sérgio Cabral e Eduardo Paes à época que descobriu câncer — Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula 2 de 2 Lula com Sérgio Cabral e Eduardo Paes à época que descobriu câncer — Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Lula com Sérgio Cabral e Eduardo Paes à época que descobriu câncer — Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Para além do tratamento cirúrgico, é indicado um acompanhamento fonoterápico antes e depois do procedimento. É o que explica a fonoaudióloga Glaucia Verena, mestre e doutoranda pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

"É fundamental que a gente cumpra um protocolo de antes e depois da cirurgia, com um acompanhamento fonoaudiológico para tentar equilibrar a possibilidade de abusos vocais variados em decorrência da lesão e, posteriormente, na recuperação cirúrgica, caso seja indicada."

A fonoaudióloga alerta, ainda, para os sintomas de rouquidão vocal.

Webstories

O que você está lendo é [Leucoplasia: entenda o que é lesão que fez Lula passar por cirurgia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...