Ex-ministro José Pimentel defende retirar Dataprev da lista de privatizações

Integrante do grupo técnico da Previdência Social no processo de transição, o ex-ministro José Pimentel defendeu nesta segunda-feira (21) que a Dataprev, empresa pública de tecnologia de informações da Previdência Social, não seja mais privatizada.

Segundo ele, isso ajudaria a zerar a fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que conta com cerca de dois milhões de pessoas elegíveis aos benefícios previdenciários.

"Primeiro tem que ver como está a estrutura. Sei que a Dataprev saiu da Previdência, foi para o Ministério da Economia, e lá foi incluída no rol de privatizações. Com isso, não tem como melhorar o atendimento", declarou Pimentel, no Centro Cultural do Banco do Brasil, onde trabalham os grupos da transição de governos.

A Eletrobras foi a primeira grande estatal de controle direto da União privatizada pelo atual governo. Já os processos de venda de outras estatais, como Correios, Telebras, EBC e Dataprev, seguem sem qualquer previsão de data de conclusão.

Em 2023, a Dataprev anunciou a demissão de 493 funcionários que trabalham em 20 unidades regionais da empresa, que foram fechadas. Os 493 funcionários representavam 15% dos 3.360 empregados que a Dataprev tinha naquele momento.

Em outubro, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o INSS e a Dataprev aprimorem o sistema que fornece informações para a análise de concessão de benefícios previdenciários e assistenciais.

Questionado se há uma tendência de recriação do Ministério da Previdência Social, Pimentel afirmou que foi feito um "desmonte" do sistema previdenciário brasileiro. Mas não respondeu à pergunta.

O que você está lendo é [Ex-ministro José Pimentel defende retirar Dataprev da lista de privatizações].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...