MP denuncia deputada Alana Passos por desvio de dinheiro público

Alana Passos, deputada do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação 1 de 1 Alana Passos, deputada do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação

Alana Passos, deputada do Rio de Janeiro — Foto: Divulgação

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou uma denúncia contra a deputada estadual Alana Passos (PTB), por suspeita da prática de peculato, que é o crime de 💥️desvio de dinheiro público. Em junho de 2023, o 💥️RJ2 revelou o caso.

Segundo as investigações, a parlamentar do PTB cometeu o crime de peculato sete vezes ao ter nomeado a empregada doméstica na Alerj por, pelo menos, sete meses.

Em três de dezembro de 2023, a deputada nomeou 💥️Fabiana Cristina da Silva para o seu gabinete com o cargo de assessora parlamentar. O problema é que Fabiana batia ponto longe da sede da assembleia. O endereço de trabalho dela, segunda a própria Fabiana, era a casa da deputada, em Queimados, na Baixada Fluminense.

Apesar da denúncia apontar o período de sete meses de irregularidade, não há registro da exoneração de Fabiana. O nome dela continua constando na última folha de pagamento disponível no site da Alerj, de setembro desse ano.

Além de Alana, Fabiana também foi denunciada pelo crime de peculato. O MP pede o ressarcimento de 💥️R$ 21 mil aos cofres públicos. Esse é o valor que Fabiana recebeu da Alerj para trabalhar na casa da deputada Alana.

Além da denúncia criminal, o 💥️RJ2 apurou que Alana Passos ainda é investigada pelo MP em um inquérito cível pelo mesmo caso.

A denúncia é de outubro e foi assinada pelo procurador-geral de justiça, 💥️Luciano Mattos, que está licenciado do cargo para tentar a recondução.

Após o recebimento da denúncia pela Justiça do Rio, o MP aguarda a análise da desembargadora 💥️Marília de Castro Neves, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio.

Na reportagem do 💥️RJ2, em junho de 2023, Fabiana chegou a confirmar que trabalhava como empregada doméstica na casa da deputada.

Perguntada sobre o cargo como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Rio, Fabiana não soube responder sobre o cargo.

Fabiana ainda revelou ao 💥️RJ2 que só esteve na Alerj uma única vez, quando foi assinar alguns documentos. Segundo ela, depois desse dia, tem trabalhado diariamente na casa da parlamentar.

Na época da reportagem, a própria deputada negou a acusação de peculato. Segundo Alana, Fabiana seria assessora parlamentar.

"Ela não tava na minha casa, é minha assessora, eu tenho gabinete em casa. Não tenho empregada. Ela (Fabiana) é minha assessora, traz as demandas (...) Eu tinha um gabinete de cota parlamentar. Eu fechei para reduzir o gasto no gabinete e hoje ele tá na minha casa. Mas por causa da pandemia, eles estão em casa", argumentou Alana Passos.

Alana Passos está completando em 2022 o seu primeiro mandato como deputada estadual. Nas últimas eleições, a aliada da família Bolsonaro não se reelegeu.

Em nota, a defesa da deputada Alana Passos informou que ainda não teve acesso à denúncia e, como o processo corre em segredo de justiça, vai se manifestar nos autos. Os advogados disseram ainda que acreditam inteiramente na inocência da parlamentar.

O que você está lendo é [MP denuncia deputada Alana Passos por desvio de dinheiro público].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...