Conheça o clube de leitura para idosos sediado em Ribeirão Preto, SP, que é finalista do Prêmio Jabuti

Clube de Leitura 6.0 durante encontro na Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação 1 de 6 Clube de Leitura 6.0 durante encontro na Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação

Clube de Leitura 6.0 durante encontro na Biblioteca Sinhá Junqueira em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação

Com 25 clubes de leitura para idosos desenvolvidos pela Fundação Observatório do Livro e da Leitura sediados em Ribeirão Preto (SP), o Clube de Leitura 6.0 é finalista da 64ª edição do Prêmio Jabuti.

A iniciativa, indicada ao eixo Inovação - Fomento à Leitura, tem como objetivo difundir a literatura e a inclusão digital de idosos por meio de rodas de conversas e leituras de e-books.

💥️Ao longo desta reportagem, você vai entender mais sobre o Clube de Leitura 6.0 nos seguintes tópicos:

Projeto Clube de Leitura 6.0 é finalista no Prêmio Jabuti — Foto: Ascom-UFCG/Divulgação 2 de 6 Projeto Clube de Leitura 6.0 é finalista no Prêmio Jabuti — Foto: Ascom-UFCG/Divulgação

Projeto Clube de Leitura 6.0 é finalista no Prêmio Jabuti — Foto: Ascom-UFCG/Divulgação

Criado no final de 2023 pelo jornalista, escritor e presidente da fundação Observatório do Livro e da Leitura, Galeno Amorim, o projeto nasceu com o objetivo de impactar a vida de idosos por meio da literatura.

De acordo com o idealizador, um dos fatores que impulsionou a criação da iniciativa foi a baixa taxa de leitura entre pessoas a partir de 60 anos.

Galeno destaca que ao constatar, por meio de pesquisas e estudo, que esse baixo índice mais tinha relação com a falta de estímulo à prática do que com o desinteresse do grupo, deu início aos clubes.

Galeno Amorim é presidente do Observatório do Livro e da Leitura, jornalista, escritor e ex-presidente da Biblioteca Nacional — Foto: Divulgação 3 de 6 Galeno Amorim é presidente do Observatório do Livro e da Leitura, jornalista, escritor e ex-presidente da Biblioteca Nacional — Foto: Divulgação

Galeno Amorim é presidente do Observatório do Livro e da Leitura, jornalista, escritor e ex-presidente da Biblioteca Nacional — Foto: Divulgação

Inicialmente, o projeto foi implementado em 17 cidades do estado de São Paulo, com participação de cerca de mil idosos. Por meio da leitura de e-books, os clubes uniam o incentivo à leitura à inclusão digital.

Foi durante a pandemia de Covid-19 que a iniciativa se tornou ainda mais significativa, pois além de seus objetivos primordiais, os clubes passaram a representar um elo de comunicação em meio ao isolamento social.

“O clube foi um ganho muito importante durante este período tão difícil, onde as pessoas podiam falar de si, ouvir o outro, trocar ideia, saber do sofrimento do outro e falar do seu próprio em um momento que isso era impossível de se fazer presencialmente”, explica Galeno.

Atualmente, 70 cidades fazem parte do projeto, que conta com encontros semanais desenvolvidos em bibliotecas, centros culturais, instituições de longa permanência e outros espaços.

A prática de leitura costuma proporcionar benefícios para a mente humana, entre eles o aumento da criatividade e a diminuição do estresse. Segundo Galeno, entre os benefícios, a função terapêutica é destaque no clube.

Conhecido como biblioterapia, o processo que tem os livros como principais terapeutas consiste em impactar positivamente a vida dos leitores por meio das emoções despertadas durante a leitura das obras.

“Uma pessoa que se encontra em uma situação de solidão, dificuldade emocional, às vezes até depressão, com a leitura de livros que tratem de temas e personagens que vivem situações parecidas, essa pessoa pode encontrar uma ajuda para superar essas dificuldades”.

Além da questão terapêutica, Galeno afirma que a criação de projetos que incentivam a difusão da literatura na sociedade é de extrema importância para a cultura e desenvolvimento do país.

Leitura é capaz de proporcionar benefícios para a mente humana como o aumento da criatividade e a diminuição do estresse — Foto: Stephanie Fonseca/g1 4 de 6 Leitura é capaz de proporcionar benefícios para a mente humana como o aumento da criatividade e a diminuição do estresse — Foto: Stephanie Fonseca/g1

Leitura é capaz de proporcionar benefícios para a mente humana como o aumento da criatividade e a diminuição do estresse — Foto: Stephanie Fonseca/g1

Quem concorda com os apontamentos do presidente da fundação é a aposentada Rosangela Santos Oliveira, de 62 anos. Ela, que é membro de um clube de leitura em Ribeirão Preto, enxerga os benefícios trazidos pelo projeto em sua própria vida.

“Foi muito bom para mim, porque eu não tinha muito o costume de ler e de repente me estimulou muito à leitura. É um momento nosso de interação, de entrega com a leitura”.

Integrante do clube desde março deste ano, Oliveira aponta que, durante boa parte da vida, não pôde se dedicar à leitura devido à rotina corrida como gerente de organização escolar. Após ingressar ao clube, a cabeceira da cama da aposentada não ficou mais vazia.

"Li Rubens Alves, Leandro Karnal, Torto Arado, A moça tecelã e outros, acho que deu uns nove desde o começo. Está sendo muito bacana, você fica muito interessada nos livros mesmo, depois que eu vim para cá é um livro na cabeceira da cama sempre", diz.

A aposentada Rosangela Santos Oliveira, de 62 anos, é uma das integrantes do Clube de Leitura 6.0 em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação 5 de 6 A aposentada Rosangela Santos Oliveira, de 62 anos, é uma das integrantes do Clube de Leitura 6.0 em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação

A aposentada Rosangela Santos Oliveira, de 62 anos, é uma das integrantes do Clube de Leitura 6.0 em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação

Para participar do projeto, é necessário que a pessoa interessada possua a partir de 60 anos e realize uma inscrição pela internet.

Os interessados podem se inscrever de forma gratuita tanto por meio do site da fundação, quanto pelas redes sociais do projeto.

Ao todo, 30 mil obras de literatura são disponibilizadas aos participantes em uma biblioteca digital de e-books. Os encontros ainda contam com a presença de mediadores para orientar o grupo durante as leituras.

As obras são escolhidas de acordo com o perfil dos participantes e gostos de cada clube. Por meio de grupos de conversa, os idosos votam nos livros que mais se interessam.

Referência entre os prêmios literários do país, o Prêmio Jabuti chega à 64ª edição sendo considerado um patrimônio cultural do Brasil.

Neste ano, dez finalistas compõem vinte categorias que foram divididas nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Os vencedores serão divulgados nesta quinta-feira (24).

O projeto Clube de Leitura 6.0 está indicado no eixo Inovação - Fomento à Leitura. Para Galeno, a indicação é um reconhecimento à iniciativa e um incentivo à implementação de políticas públicas alinhadas ao tema.

Troféus distribuídos pelo Prêmio Jabuti em 2017 — Foto: Divulgação 6 de 6 Troféus distribuídos pelo Prêmio Jabuti em 2017 — Foto: Divulgação

Troféus distribuídos pelo Prêmio Jabuti em 2017 — Foto: Divulgação

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

O que você está lendo é [Conheça o clube de leitura para idosos sediado em Ribeirão Preto, SP, que é finalista do Prêmio Jabuti].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...