Bandeira de Pernambuco tomada na Copa do Mundo no Catar após ser confundida com apoio a LGBTQIA+: veja repercussão
O caso da bandeira de Pernambuco tomada por autoridades do Catar por ser confundida com uma manifestação de apoio à população LGBTQIA+ causou reação de políticos, personalidades e internautas nas redes sociais. O incidente ocorreu na terça (22), na frente do Lusail Stadium, em Doha, após o jogo entre Arábia Saudita e Argentina, na Copa do Mundo (💥️veja vídeo acima).
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
A bandeira é do jornalista Kelvin Maciel, que disse ter ficado revoltado com a situação. A confusão aconteceu porque a bandeira de Pernambuco tem um arco-íris, imagem que também é símbolo do movimento LGBTQIA+ (. O arco-íris faz parte da bandeira do estado desde 1817 e representa a diversidade do povo unido por um ideal.
1 de 2 Os jornalistas Kelvin Maciel e Victor Pereira com a bandeira de Pernambuco no Catar — Foto: Reprodução/TV GloboOs jornalistas Kelvin Maciel e Victor Pereira com a bandeira de Pernambuco no Catar — Foto: Reprodução/TV Globo
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) estão entre os que usaram o Instagram para comentar o ocorrido e manifestar apoio ao jornalista Victor Pereira, que denunciou o caso nas redes sociais.
Ao falar sobre o caso, Raquel Lyra comentou que estava viajando para fora do país para um curso e levou a bandeira do estado com ela.
Vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PC do B, Luciana Santos usou o Twitter para comentar o caso.
Vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania) falou no Instagram sobre o incidente, Ela exaltou o significado da bandeira do estado.
No Twitter, o senador Humberto Costa (PT-PE) classificou como "grave" o que aconteceu com esses pernambucanos no Mundial da Fifa.
💥️LEIA TAMBÉM:
A deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) também usou essa rede social para falar sobre o caso.
Também no Twitter, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE) comentou o ocorrido com o grupo de pernambucanos.
Em sua conta oficial no Twitter, o Clube Náutico Capibaribe também manifestou solidariedade.
A comunicadora e travesti Ana Flor falou sobre o fato de homossexualidade ser crime no Catar.
Kelvin e Victor são pernambucanos e estão cobrindo a Copa do Mundo no Catar. Segundo Victor, eles estavam entrevistando alguns voluntários brasileiros que estão trabalhando no Mundial, quando um grupo falou que era de Pernambuco e foi emprestada a bandeira para tirar foto (💥️veja vídeo acima).
De acordo com o repórter, nesse momento eles teriam sido abordados por um homem com uma túnica árabe branca, com credencial da Fifa, que tomou a bandeira da mão de uma das meninas do grupo.
Victor relatou que começou a gravar o episódio, enquanto os voluntários procuravam na internet uma imagem da bandeira pernambucana para explicar o sentido dela. No entanto, ele contou ter sido obrigado a deletar o vídeo.
Os dois jornalistas pernambucanos procuraram a embaixada brasileira no Catar após o ocorrido. O💥️ 💥️g1 entrou em contato com a embaixada do Brasil localizada no país-sede do Mundial de 2022, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.
2 de 2 Bandeira de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo
Bandeira de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo
Confira o significado dos símbolos presentes na bandeira de Pernambuco:
Webstories
O que você está lendo é [Bandeira de Pernambuco tomada na Copa do Mundo no Catar após ser confundida com apoio a LGBTQIA+: veja repercussão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments