Transição: Funai deve continuar no Ministério da Justiça e futura pasta dos Povos Originários fará articulação com demais minist

A deputada federal Sônia Guajajara (PSOL-SP), durante entrevista em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1 1 de 1 A deputada federal Sônia Guajajara (PSOL-SP), durante entrevista em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1

A deputada federal Sônia Guajajara (PSOL-SP), durante entrevista em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1

A deputada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP) afirmou nesta quarta-feira (23) que o futuro Ministério dos Povos Originários deverá ter um papel de articulação com outras pastas da Esplanada e com atores internacionais – inclusive a fim de captar recursos – para elaboração de políticas públicas relacionadas aos povos indígenas e quilombolas.

Em entrevista em Brasília, Sônia Guajajara declarou também que "a princípio" a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve permanecer na estrutura do Ministério da Justiça, e que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) seguirá no Ministério na Saúde.

Durante a campanha ao Palácio do Planalto, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o compromisso de criar um ministério específico para tratar de temas relacionados aos povos indígenas e quilombolas.

Segundo a líder indígena, que integra o grupo de povos originários da equipe de transição de Lula, a "missão" da nova pasta está em discussão.

"A princípio, naturalmente, vai ser um ministério de articulação, até porque o orçamento para o ano que vem está [em análise] agora e o ministério não está dentro. Vai levar um ano para reestruturar, fazer as composições. A princípio, é muita articulação com outros ministérios. E também, é claro, acho que o ministério traz muito uma demanda de articulação internacional, inclusive para captação de recursos", disse.

Colega de Guajajara no grupo temático, a deputada eleita Célia Xakriabá (PSOL-MG) disse que a equipe também elabora relatórios sobre a situação de indígenas que vivem isolados.

"O 'ministério indígena' é muito importante ouvir, ter uma escuta mais sensível. Um ministério que vai ser construído e será escutada a voz de todas as regiões do país", disse.

O que você está lendo é [Transição: Funai deve continuar no Ministério da Justiça e futura pasta dos Povos Originários fará articulação com demais minist].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...