Transição, PF e Secretaria de Segurança do DF iniciam planejamento para posse de Lula

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante participação na COP 27, no Egito. — Foto: Ahmad Gharabli/AFP 1 de 1 O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante participação na COP 27, no Egito. — Foto: Ahmad Gharabli/AFP

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante participação na COP 27, no Egito. — Foto: Ahmad Gharabli/AFP

Representantes da equipe de transição, da Polícia Federal e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) iniciaram o planejamento do esquema de segurança para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo 1º de janeiro.

O primeiro encontro do grupo ocorreu nesta quinta-feira (24). Entre os participantes, estavam o delegado Sandro Avellar, diretor-executivo da Polícia Federal; o delegado Andrei Rodrigues, que chefia a equipe de segurança de Lula; e o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo.

O planejamento para a posse do petista é considerado complexo, uma vez que engloba várias operações em um mesmo dia. Há previsão de eventos na Esplanada dos Ministérios, no Congresso e no Palácio do Planalto.

A Polícia Federal deve mobilizar um efetivo de até mil agentes para atuar no esquema de segurança. Eles farão a segurança pessoal de Lula até a cerimônia no Congresso Nacional. Depois disso, a função passará a ser exercida pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.

Os homens da PF também cuidarão da segurança dos chefes de Estado que estarão no Brasil para a posse do presidente eleito. Cerca de 60 autoridades estrangeiras devem participar das solenidades, segundo estimativa do Ministério das Relações Exteriores.

Agentes das forças de segurança do Distrito Federal também serão empregados nos eventos da posse presidencial.

Caberá à SSP-DF a definição de pontos de revista de pessoas e o bloqueio de ruas na região central de Brasília.

Coordenadores da operação também estimam a presença de representantes de movimentos sociais, que terão um espaço específico de concentração e acampamento.

O Secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo, afirmou que já foi registrado um pedido de autorização para montagem de palco para os shows que devem ocorrer após a cerimônia cívica.

O que você está lendo é [Transição, PF e Secretaria de Segurança do DF iniciam planejamento para posse de Lula].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...