São Paulo ganha primeiro cinema autossustentável
Primeiro cinema com energia sustentável chega na Zona Oeste de São Paulo — Foto: Ateliê Corporative
O estado de São Paulo ganhou seu primeiro cinema autosustentável. O projeto com usina solar própria para geração de energia fotovoltaica, foi aberto ao público nesta sexta-feira (25) no Continental Shopping, no Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista.
O cinema tem cerca de 2 mil metros quadrados de área útil, com espaço corporativo, restaurante temático e cinco salas de exibição.
Por meio de dois sistemas de 75KWh, estima-se que a energia solar gerada deva chegar a 230.000kWh por ano, para abastecer todas as dependências do empreendimento se o gasto de energia estiver de acordo com o esperado.
2 de 5 Primeiro cinema autosustentável do estado de SP é inaugurado nesta sexta-feira (25), na capital paulista — Foto: Ateliê CorporativePrimeiro cinema autosustentável do estado de SP é inaugurado nesta sexta-feira (25), na capital paulista — Foto: Ateliê Corporative
O complexo foi inaugurado pela Cine A. A rede de cinemas com foco em inovação e sustentabilidade tem 22 complexos distribuídos em 7 estados brasileiros, totalizando 62 salas de exibição em todo território nacional.
"A rede decidiu investir no projeto cultural e gastronômico, moderno e autossustentável, quando percebeu a necessidade de criar uma nova forma de entreter, unindo conforto, diversão, cultura, conscientização, lazer, responsabilidade ambiental e inclusão social, através de atendimento especializado que possibilitará o acesso de todos", diz a empresa.
3 de 5 Cinema movido a energia solar é instalado no Continental Shopping, em Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista — Foto: Ateliê CorporativeCinema movido a energia solar é instalado no Continental Shopping, em Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista — Foto: Ateliê Corporative
Em 2023, o primeiro cinema autossustentável da América Latina foi instalado na cidade de Itajubá, no Sul de Minas Gerais.
A proposta da Rede Cine A priorizou a a instalação de uma usina solar no complexo, com capacidade para produzir, por meio dos raios solares, quantidade de energia limpa suficiente para abastecer todo o espaço. As células fotovoltaicas presentes nos semicondutores interligados das placas geram partículas de energia quando são expostas à luz do sol.
4 de 5 Cinema A autossustentável em Itajubá, no Sul de Minas Gerais — Foto: CineACinema A autossustentável em Itajubá, no Sul de Minas Gerais — Foto: CineA
O projeto de energia sustentável desenvolvido em Itajubá, com usina solar própria para geração de energia fotovoltaica, será o mesmo utilizado na unidade de São Paulo.
O CineSolar, cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, é uma outra proposta que permite levar cinema autossustentável pelo Brasil.
5 de 5 CineSolar desembarca em Santarém para exibição de filmes e realização de oficinas gratuitas — Foto: Divulgação / CineSolarCineSolar desembarca em Santarém para exibição de filmes e realização de oficinas gratuitas — Foto: Divulgação / CineSolar
Lançado em 2013, funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.
O projeto promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.
O que você está lendo é [São Paulo ganha primeiro cinema autossustentável].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments