Snapchat, concurso de TV para recitar Alcorão e boates dentro de hotéis; conheça contrastes culturais entre Brasil e Catar
Ir a um hotel para aproveitar uma festa com os amigos, registrar todos os momentos da balada no Snapchat e assistir na TV a um concurso que elege a melhor pessoa que recita o alcorão. Esses hábitos soariam estranho no Brasil, mas podem tranquilamente estar inseridos no cotidiano de qualquer morador do Catar.
As diferenças culturais entre brasileiros e cataris são muitas. Por isso, o g1 separou algumas curiosidades para mostrar o que realmente faz sucesso no país-sede da Copa do Mundo de 2022. Existe reality show no Catar? Sobre o que falam os influenciadores digitais?
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Telegram
Já em desuso no Brasil, o Snapchat ainda tem força no Oriente Médio e, segundo brasileiros residentes do país, é a rede social mais usada no Catar. O g1 entrou em contato com o aplicativo e foi informado que existem mais de 75 milhões de pessoas usando o Snapchat mensalmente no Oriente Médio e no norte da África.
“Uma curiosidade que eu gosto sempre de falar é que eles usam muito o Snapchat. É uma rede social que já teve no Brasil e aqui é muito usada. Da mesma forma que a gente usa o Instagram nos stories, eles usam o Snapchat com a mesma função. É exatamente da mesma maneira. É uma das maiores redes sociais aqui no Catar, a mais usada”, disse a brasileira e guia turística Bruna Bardavid, que mora há seis anos no Catar.
💥️Quem é uma referência no Snapchat?
1 de 6 Jornalista Ola Alfares é uma das principais personalidades no Catar — Foto: ReproduçãoJornalista Ola Alfares é uma das principais personalidades no Catar — Foto: Reprodução
De acordo com o aplicativo, a advogada, jornalista e apresentadora de televisão 💥️Ola Al-Fares é uma das pessoas mais influentes da plataforma na região. Com 2,3 milhões de seguidores no Snapchat, Ola Al-Fares foi a primeira mulher a escalar o maior arranha-céu do mundo, o Burj Khalifa.
A influenciadora também conta com seguidores no Instagram, são mais de 6,5 milhões. Recentemente, antes da Copa do Mundo do Qatar, Ola Al-Fares compartilhou uma foto ao lado do ex-jogador de futebol David Beckham.
2 de 6 Ola Alfares ao lado de David Beckham — Foto: ReproduçãoOla Alfares ao lado de David Beckham — Foto: Reprodução
A programação de TV é ocupada, basicamente, por noticiários e conteúdos de cultura local ou religiosos. Com a Copa do Mundo, programas esportivos com debates sobre o evento também fazem parte da grade da TV. Não existem reality show no país.
Dois canais são os mais conhecidos e de maior audiência: Qatar TV e a rede internacional Al Jazeera. Na Qatar TV, uma curiosidade chama a atenção: um concurso para recitar o Alcorão vai ao ar diariamente pela manhã.
💥️Veja a grade de programação da Qatar TV:
3 de 6 Morgan Freeman e Ghanim Al Muftah na abertura da Copa do Catar — Foto: REUTERS/Molly Darlington
Morgan Freeman e Ghanim Al Muftah na abertura da Copa do Catar — Foto: REUTERS/Molly Darlington
O país tem ainda algumas personalidades que se destacam, como 💥️Ghanim Al Muftah. O jovem, de 20 anos, participou da cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2022 e tem a Síndrome da Regressão Caudal , que ocorre em 0,01% da população.
Ghanim Al Muftah é empresário, influenciador, youtuber e sonha em ser atleta paraolímpico e primeiro ministro do país. ()
Outra pessoa que se destaca é o empreendedor e designer 💥️Mohamad Ghayad. Colecionador de carros, Ghayad tem a conta no Instagram com o maior número de seguidores do Catar.
Em suas publicações, ele esbanja carros de luxo, viagens em jatinhos e roupas de grife. Ele costuma falar sobre mercado financeiro e o lifestyle no Oriente Médio.
4 de 6 Mohamad Ghayad compartilha foto em jatinho — Foto: ReproduçãoMohamad Ghayad compartilha foto em jatinho — Foto: Reprodução
Por ser um país composto em sua maioria por expatriados, o Catar sofre influência cultural de várias partes do mundo. Na música local, duas mulheres chamam a atenção: 💥️ Dana Al Fardan, considerada uma grande compositora do país e 💥️Aisha, cantora local que participou do Hayya Hayya - lançado para Copa do Mundo.
5 de 6 Dana Al Fardan é cantora no Catar — Foto: Reprodução/Instagram
Dana Al Fardan é cantora no Catar — Foto: Reprodução/Instagram
“A Aisha era youtuber, junto com a I Love Qatar, uma página de dicas sobre o país. Ela começou no Youtube, mas sempre foi cantora. Ela estourou com a canção da Copa do Mundo. Eu já acompanho a Aisha desde que eu cheguei aqui no Qatar”, completou Bardavid.
Bruna Bardavid contou ainda que o local frequentado no país é determinante para definir o gênero musical que a pessoa irá consumir durante o passeio. A cultura local, geralmente, é reproduzida em restaurante enquanto músicas internacionais são encontradas dentro de boates em hotéis.
“Você tem restaurantes com shows com músicas mais típicas e danças tradicionais. Mas, você tem as boates nos hotéis internacionais. São boates com DJs internacionais, hotéis que vendem bebida alcoólica, boates bem próximas das que a gente tem no Brasil”, explicou Bruna.
6 de 6 Aisha canta música tema da Copa do Mundo do Catar — Foto: Reprodução/InstagramAisha canta música tema da Copa do Mundo do Catar — Foto: Reprodução/Instagram
O que você está lendo é [Snapchat, concurso de TV para recitar Alcorão e boates dentro de hotéis; conheça contrastes culturais entre Brasil e Catar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments