Unicamp divulga locais de provas da 2ª fase do vestibular 2023; veja como consultar

Candidatos durante prova da 1ª fase do vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Leandro Ferreira/g1 1 de 1 Candidatos durante prova da 1ª fase do vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Leandro Ferreira/g1

Candidatos durante prova da 1ª fase do vestibular 2023 da Unicamp — Foto: Leandro Ferreira/g1

A Unicamp antecipou para esta terça-feira (29) a divulgação dos locais de prova para a 2ª fase do vestibular 2023, com provas marcadas para 11 e 12 de dezembro. A etapa deve ser realizada por 💥️12.708 candidatos e as avaliações serão aplicadas em 17 cidades de São Paulo, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). 💥️Veja abaixo detalhes.

CONFIRA LOCAIS DE PROVA DA 2ª FASE

Inicialmente, a comissão organizadora do exame (Comvest) previa publicar os endereços em 3 de dezembro. A universidade estadual oferece 💥2.540 vagas em 💥69 cursos de graduação.

A logística da 2ª fase, no comparativo com a etapa anterior, deixa de aplicar o exame em 14 cidades paulistas. Nestes casos, há remanejamento dos estudantes para outros municípios. 💥️Confira tabela.

As outras cidades de São Paulo com provas em dezembro são: Jundiaí, Limeira, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo.

💥️VEJA LISTA DE APROVADOS PARA A 2ª FASE

A Comvest reforçou nesta semana a recomendação aos estudantes para uso da máscara para proteção contra a Covid-19 durante as provas da 2ª fase. Já a eventual obrigatoriedade do item, diz a direção, seguirá regras estipuladas por municípios e estados onde haverá provas.

O protocolo de biossegurança da Comvest até o momento difere, por exemplo, da Fuvest, fundação que realiza o vestibular da USP. Na sexta-feira, ela definiu a obrigatoriedade da máscara na 1ª fase do processo 2023, marcada para domingo (4), em virtude da alta de casos positivos no estado. Neste caso, se inscreveram 💥️104 mil para as vagas de graduação e há 💥️10,3 mil treineiros participantes.

Por enquanto, nenhum município ou estado com avaliação estipulou a obrigatoriedade da proteção.

Na semana passada, a universidade estadual confirmou que terá pela primeira vez, nesta 2ª fase, aplicações de provas coloridas com objetivo de deixá-las mais didáticas para os participantes.

💥️Conteúdo

De acordo com a Comvest, em cada dia da 2ª fase o candidato faz uma avaliação formada por questões dissertativas. "As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção (ciências biológicas/saúde; ciências exatas/tecnológicas, ciências humanas/artes)", explicou a instituição.

Em cada um, os candidatos têm até cinco horas para responder às perguntas.

💥️Domingo: mesma prova para todos

💥️Segunda-feira: provas comuns a todos os candidatos

💥️Segunda-feira: provas de conhecimentos específicos

O calendário do vestibular foi definido de maneira conjunta entre responsáveis pelos vestibulares das universidades públicas de São Paulo, para evitar que datas coincidam e ainda facilitar a participação de candidatos nos exames. A primeira lista de aprovados será divulgada em fevereiro de 2023 e o semestre letivo começa no mês de março e a Unicamp prevê até oito chamadas de aprovados.

💥️LEIA MAIS

Veja gabarito oficialConfira resposta da Unicamp para questão polêmicaVeja como foi a cobertura da 1ª fase Confira gabarito extraoficial e correção comentada da 1ª faseFOTOS: as imagens da 1ª fase do vestibular 2023 da UnicampAbstenção cresce e chega a 8,14% na 1ª fase do vestibularConfira a correção comentada e gabarito extraoficial da provaMemes: nível da prova de matemática é alvoMãe faz bate-volta de 70 km após RG esquecido e se emociona com chegada de filho a minutos da 1ª fase da Unicamp 2023: 'Batalha'

A Unicamp, na prova de 1ª fase, abordou temas como transfeminismo, a presença do cristianismo em comunidades periféricas e o uso de selfies e linguagens da internet como recursos de comunicação. Confira aqui a lista de assuntos e a repercussão com estudantes.

Além disso, o exame percorreu assuntos como resistência à ditadura no Brasil, pandemia, saúde mental - uso de manicômios e hospícios no país, reservas extrativistas e Amazônia, além do uso de armas e massacres registrados em países como Canadá e Estados Unidos.

O índice de abstenção foi de 8,14%, informou a comissão organizadora.

💥️Conteúdo da prova (questões)

O que você está lendo é [Unicamp divulga locais de provas da 2ª fase do vestibular 2023; veja como consultar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...