Grupo da transição sugere criação do Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação Saudável
O grupo técnico da transição de governo que cuida de desenvolvimento agrário propôs a criação do Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação Saudável.
O grupo apresentou nesta quarta-feira (30) um relatório sobre os trabalhos até agora. O documento também sugere uma verba de R$ 5 bilhões para a pasta em 2023.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não definiu o nome de nenhum ministro de sua equipe nem bateu o martelo sobre criação de novas pastas e recriação de ministérios que existiam antes.
O coordenador da transição, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, já afirmou que os ministérios do governo vão corresponder, em geral, aos grupos técnicos montados neste período de pré-governo. Foram anunciados oficialmente 30 grupos.
O grupo de trabalho do Desenvolvimento Agrário foi coordenado pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC).
"Serão três grandes desafios: recompor o orçamento de programas que foram esvaziados, enfrentar a inflação de alimentos, por meio do aumento da oferta, e combater a fome, que atinge 33 milhões de brasileiros", afirmou o parlamentar.
Segundo Uczai, o caminho para viabilizar o orçamento para o novo ministério é a aprovação da proposta conhecida como PEC da Transição.
O texto, se aprovado como defendido pelo governo eleito, pode abrir espaço de R$ 105 bilhões no Orçamento de 2023.
Esse espaço, contudo, vem sendo disputado por uma série de setores e programas e pode não ser suficiente para atender a todos os pleitos.
O que você está lendo é [Grupo da transição sugere criação do Ministério da Agricultura Familiar e da Alimentação Saudável].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments