Cidade do Rio tem a maior taxa de tuberculose do Estado

A cidade do Rio de Janeiro tem a maior taxa de incidência de casos de tuberculose no Estado, além de uma das maiores do país. De acordo com especialistas, a falta de ações de prevenção seria um dos motivos para a alta taxa.

Rafaela França, moradora do Complexo do Alemão, teve a doença e demorou a conseguir o diagnóstico.

“Foram nove meses lutando para conseguir um diagnóstico que só consegui por causa de uma Clínica da Família aqui no Rio de Janeiro, no Complexo do Alemão”, conta Rafaela.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos estão concentrados nas áreas mais pobres ou onde há complexos de comunidades.

Os bairros com maior incidência são:

Cidade do Rio tem a maior taxa de incidência de tuberculose no Estado do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 1 Cidade do Rio tem a maior taxa de incidência de tuberculose no Estado do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Cidade do Rio tem a maior taxa de incidência de tuberculose no Estado do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

“A gente precisa ter uma atenção do próprio estado, do município, com a questão do saneamento básico, da situação das habitações e das moradias”, explica a assistente social Lúcia Cabral.

No ano passado, a taxa no Rio foi quase o dobro da estadual e três vezes maior do que a do país.

A tuberculose é uma doença contagiosa que atinge, principalmente, os pulmões através de microbactérias. O tratamento é feito com antibiótico durante seis meses e tem 100% de cura se feito corretamente.

Os principais sintomas são:

Em março desse ano, a Prefeitura do Rio sancionou uma lei que com medidas de controle da doença, mas de acordo com vereadores, nada foi feito ainda.

“Nós precisamos que a Prefeitura do Rio trate a tuberculose como um grave problema de saúde pública. É uma epidemia muito grave e precisa de um tratamento diferenciado. Temos números nos últimos dez anos muito ruins, precisamos mudar isso”, diz o vereador Paulo Pinheiro (Psol).

“A gente precisa muito entender como fazer essa prevenção e as unidades de saúde são as principais responsáveis porque os funcionários da saúde podem adentrar os territórios”, completa a assistente social.

A 💥️Secretaria Municipal de Saúde afirma que nos últimos dois anos ampliou o monitoramento das ações dos agentes de saúde nos territórios em relação à tuberculose.

A Secretaria disse ainda que, com o trabalho dos agentes, mais casos são identificados, há aumento da taxa de cura e redução no abandono do tratamento. Segundo a pasta, a alta taxa nos bairros de Água Santa, São Cristóvão e Bangu está relacionada aos casos no sistema prisional.

O que você está lendo é [Cidade do Rio tem a maior taxa de tuberculose do Estado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...